Folia pela literatura, teatro e música

Sarau

Folia pela literatura, teatro e música

No primeiro S@rau Literário do ano, serão homenageados o carioca Lamartine Babo e a piracicabana Esther Vacchi Passos

Erick Tedesco

tedesco@tribunatp.com.br

Leigo em técnicas musicais, mas autor de melodias exaltadas há mais de um século, Lamartine Babo, além de escrever letras dos hinos dos principais times cariocas, criou marchinhas de Carnaval como “O teu cabelo não nega”, “Grau 10”, “Linda morena” e “A marchinha do grande galo”. E, em clima carnavalesco, ele será um dos homenageados no primeiro S@rau Literário do ano, que acontece hoje, às 19h30, na Sala 2 do Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”. O evento, idealizado e comandado por Ana Marly Jacobino, ainda terá esquetes teatrais e declamação de poemas.

O sarau desta terça-feira inicia o sexto ano de atividades do esforço de Ana Marly com diferentes manifestações culturais em Piracicaba. Nas primeiras edições do evento, a música era reproduzida por alto falantes do aparelho de som, mas agora é executada ao vivo por músicos locais. “A Ana Paterniani que veio com a idéia de tocar ao vivo”, conta.

Paterniani é a flautista oficial do Sarau e se apresenta ao lado de Carlos Roberto Furlan, Maria Suzana Furlan, Mauro de Moraes (percussão), Galvani e Rosane Luppi e José Carlos Gregório. Entre declamações e homenagens, nesta noite eles tocarão marchinhas de Lamartine Babo. “Os músicos tocarão entre cinco e seis músicas para animar”, fala a sempre empolgada idealizadora. “Ele é considerado um dos três maiores compositores de marchinhas do Brasil”.

A outra homenageada será a prata da casa Esther Vacchi Passos. “Ela é uma freqüentadora assídua do Sarau e o convite coincidiu com a semana do seu aniversário”, conta Ana. Esther também é colaboradora da coluna Prosa & Verso, editada em A Tribuna Piracicabana, e autora do livro sobre a história da família Vacchi.

Ainda relacionado a universo literário, porém manifestado pelas artes cênicas, a Cia Sé de Teatro apresentará esquetes teatrais do conto “A verdadeira história de Margarete”, editado no livro “A mesa Voadora”, de Fernando Sabino. “É uma compilação de contos engraçados”, ressalta Ana. No ano passado, a companhia era apenas Benê Giangrossi e Lívia Spada e agora também conta com Julia Poppi, Nicole Giangrossi (a filha de Benê), Eduardo Trindade, Jonathas Crespio, Luiza de Pogetto e Mariela.

Todo o conteúdo desta edição está impresso no livreto com 14 páginas que o S@rau Literário distribui gratuitamente aos presentes.

SERVIÇO

S@rau Literário, hoje, às 19h30, na Sala 2 do Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”. Evento gratuito. Informações: 3433-4952.

Agradecimento de todos os componentes do Sarau Literário Piracicabano ao Jornalista Erick Tedesco, a Tribuna de Piracicabana pelo incentivo feito através das publicações ao Sarau. Obrigada!