METODOLOGIA DO ENSINO DAS ARTES - EDUCAÇÃO INFANTIL

Por: Ester Andrade Elias

Ao longo de alguns anos, a educação vem sofrendo transformações consideráveis. Vivemos em um mundo imagético, estamos rodeados por imagens, e junto com as imagens, percebemos também a forte presença da arte.

A arte está em nosso dia-a-dia. Hoje as escolas se preparam, desde os seus profissionais até aos recursos que irão facilitar a inclusão diversificada nas múltiplas leituras de mundo como também de texto e de sons, de imagens e outras. Segundo (Rezende 2005, p.11), ”lemos o mundo e no mundo”. O entendimento dessa imagem nos faz compreender melhor que cada ser humano tem um jeito próprio de ser e de ler, isso porque somos seres singulares. Mesma o estando diante de uma única imagem, está possibilitará infinitas leituras, e cada pessoa fará a sua leitura, segundo a sua história pessoal, a sua cultura e seu contexto.

Ao observar a imagem de Aldemir Martins – Família de Gatos- 2003 posso confessar que não me causou nenhuma reação devido ao fato do gato não pertencer ao meu grupo animais preferidos, mas isso não me impede de avaliar a obra com as cores, a harmonia, o traçado e o “Olhar”,dos gatos. O que mais me chama atenção neste momento são os olhos desta família, pois ao observar esta imagem e ao sair da frente dela o que vem a minha memória são os olhos dos gatos. O traço marcante do artista.

É pela visão que alcançamos as pessoas, os objetos, as formas, enfim, o mundo ao nosso redor. Ver é um exercício de construção perceptiva, sendo que os elementos selecionados e percurso visual podem ser educados. Segundo Barbosa (1999, p. 46) em relação à arte e a experiência estética:

[...] as artes plásticas, que entre outros

estímulos, provocam a experiência estética

visual, devem incluir hoje muito mais que o

óleo em moldura dourada o mármore

sobre o pedestal dos museus. Devem

incluir artesanato e arte popular, em particular,

e a mídia eletrônica como cinema e televisão.

No decorrer do dia-a-dia da criança, as artes visuais estão presentes. Quando rabisca e desenha no chão, na areia e nos muros, nos objetos, nas paredes, no próprio corpo. Ao utilizar material encontrado ao acaso, as artes visuais estão sendo utilizadas pra expressar experiências sensíveis.

As artes visuais são formas importantes, de expressão e comunicação humana, o que por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral e na educação infantil, particularmente.

A confiança do educador entre exercer seu trabalho flui naturalmente diante de seus alunos, utilizando de recurso diversificado tornando, portanto, suas aulas prazerosas e mais interessantes. Dos mais diversificados recursos uma boa sugestão é conduzir os alunos de 4 anos da turma de Educação infantil a observar a pintura Família de Gatos de Aldemir Martins e assim iniciarmos uma trabalho de registro das varias leituras que surgiram.

Assentados no chão em circulo a professora vai conduzir uma leitura individual o que eles acham da pintura, o que mais gostaram o que não gostaram quem gosta de gato? Se não gostam o porquê ? Quem tem gatos em casa ? Como é o nome dele? Qual é o som que o gato faz? Quem conhece alguma música que fala de gatinho? [...]

REFERÊNCIAS

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.Disponível em :,http //www.mec.gov.br

Modulo IV:Curso de Pedagogia . 111 p.: il Londrina. 2008

Monoludica
Enviado por Monoludica em 17/02/2010
Código do texto: T2091487
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.