Matemática

Na leitura curricular, enfatiza - se desde cedo o estabelecimento de relações entre as mais diversas linguagens (além da visual, oral e escrita), como a da Matemática, do movimento corporal, da música e das artes visuais, fazendo a análise mútua entre a Matemática e a linguagem, destacando a importância fundamental da mediação da Língua no ensino da Matemática, visando inclusive superar dificuldades. Essa conjugação das linguagens numa forma dinâmica de ensinar propõe que se faça através de conteúdos significativos para a criança, os chamados temas transversais, que abordam situações do dia-a-dia dos alunos.

As escolas não podem mais formar pessoas passivas, que executem tarefas repetitivas, que se baseiem em modelos, sem o uso da criatividade ou da autonomia intelectual. Não é difícil notar que os nossos alunos são diferentes. O que nos mostra a necessidade de termos algumas estratégias dentro de uma metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa contextualizada que proporciona ao aluno uma visão geral da disciplina, compreendendo de forma dinâmica. Essa interação é chamada de interdisciplinaridade, que é fundamental na formação dos alunos, globalmente.

No primeiro texto da história em quadrinho podemos notar o ensino através da repetição onde o cachorro se cansa de fazer a mesma coisa sempre e se recusa a continuar com a brincadeira, e o menino no caso Cascão não compreende e interpreta de forma errada como se o animal não compreendesse o que ele estava propondo. A idéia de que teria de planejar digo preparar uma nova atividades não passou pela sua compreensão naquele momento.

Já no segundo caso observamos que para alcançar o objetivo o menino usou de forma criativa porém errônea do recurso didático. Ao utilizar do livro para alcançar seu objetivo, embora tenha prevalecido de meios educacionais não didáticos. A idéia de aprendizagem pressupõe uma combinação entre atividades inéditas e outras repetidas.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos. Campinas: Papirus, 1998.

BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1996.

DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. São Paulo: Unicamp, 2002.

GUNDLACH, Bernard H. Números e numerais: tópicos da história da matemática para uso em sala de aula. São Paulo: Atual, 1992.

Monoludica
Enviado por Monoludica em 20/02/2010
Código do texto: T2098465
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