O ESPAÇO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Por: Ester Andrade Elias

A linguagem oral e escrita é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz através de textos escritos e falados. Partindo desta concepção , a proposta de ensino deve valorizar o uso da linguagem em diferentes situações , com sua diversidade de funções e sua variedade de estilos e modos de falar.

O processo de alfabetização é bastante complexo para a criança ,por isso a importancia de se respeitar o periodo preparatório que dará a criança o suporte necessario para que prossiga sem apresentar grandes problemas.

Muito se questiona quando se deve ou não ensinar a ler e escrever na pré – escola. O dominio da leitura e da escrita na pré –escola é a conclusão de um longo processo .

Somente é possivel atribuir ignorancia ás criançãs pré-escolares quando pensamos que o “saber” sobre a lingua escrita limita-se ao conhecimento das letras.

As crianças iniciam o seu aprendizado de noções muito antes da escola, quando se dedicam a ordenar os objetos mais variados e o seu aprendizado do sistema de escrita nos mais variados contextos da paisagem urbana. As crianças de 5 anos geralmente já sabem distinguir entre escrever e desenhar. E essas formas servem para uma atividades especifica que é o ato de ler, e que resultam de uma atividade eskpecifica que é o ato de escrever. A criança recebe informação sobre a função social da escrita atraves de observar os adultos ao seu redor e acaba por compreender que a escrita é importante na sociedade.

O simples fato de as letras do alfabeto estarem dispostas na parede da sala de aula não representa o conhecimento delas, porém com o conhecimento social das letras e trabalhando com o nome da criança e de seus amigos.

Para a criança saber e reconhecer estas letras ela precisa saber o seu som, explorá-las de diversas formas ,brincando com as letras ,possibilitando o conhecimento de suas caracteristicas, adquirindo o conhecimento fisico.

De uma forma dinamica de ensinar, agilizando a expressão e a comunicação, propoe-se que faça atraves demaneira significativas para a criança, abordando situações do dia-a-dia dos alunos

Na pré-escola deve permitir a trodas as crianças a liberdade de experimentar os sinasi escritos, em ambiente rico com escritas diversas . As escolas não podem mais formar crianças passivas, que executem tarefas repetitivas, nem sem uso da criatividade ou da autonomia intelectual. Os alunos dos tempos de hoje são diferentes. Além disso, nos precisamos mostram a necessidade de termos estratégias dentro de uma metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa. A organização do ensino da Linguagem Oral e Escrita, devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar, realçando as diferentes particularidades que cada criança solicita.

Portanto, cabe ao educador responsavel pelo desenvolvimento das crianças , escutar e atenção real às suas falas, seus movimentos, gestos e demais ações expressivas. E assim inseri-las na construção do seu conhecimento.

Como objetivo apresento-os uma atividade que pode ser utilizada com crianças de 04 e 05 anos . Para isso os alunos irão sentar no chão em circulo e todos receberão um livro ( a gosto do professor) com gravuras e bem colorido sem escrita ;o professor devera permitir perguntar aos alunos o que estao vendo e o que acham que esta acontecendo? A medida que as crianças forem falando o professor irá registrando ,a medida que mudar para outra criança , o profesora deverá perguntar se ele concorda o que foi dito antes ou se ele acha que é diferente. Apos todos os alunos terem dado seu depoimento o professor ira ler a historia real para que os alunos conheça. Em seguida o professor ira conversar com os alunos para ver que se o que eles falaram ficou proximo ou não da história real.

Assim, as crianças do pré-escolar poderam perceber que podem produzir textos oralmente e com possibilidade de serem escritos .

REFERÊNCIAS:

FERREIRO, Emília. Leite:O espaço da leitura e da escrita na educação pré-escolar.In:Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez. 2001.

Curso Normal Superior: módulo 3: 153 p.: il Londrina.

Fragmentos de textos tirados da internet.

Monoludica
Enviado por Monoludica em 27/02/2010
Código do texto: T2111371
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.