DIA INTERNACIONAL DA MULHER 
 

                                                       

" Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
                              
Cora Coralina



Mundialmente vinculada às reivindicações feministas por melhores condições de trabalho, justiça e igualdade social, a passagem do Dia Internacional da Mulher, é um momento de reflexão sobre os abusos históricos contra as mulheres, mas também sobre as conquistas e mudanças sociais conseguidas.

Todos os dias a mulher sofre violência, seja ela doméstica, seja política ou de outro cunho qualquer. O maior exemplo recente de violência foi o assassinato da irmã Dorothy, que foi cruelmente assassinada por pistoleiros. Ela lutava pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia e foi barbaramente morta por pistoleiros pagos pelos ricos fazendeiros que estão devastando  a Amazônia.

O papel da mulher na sociedade começou a mudar a partir da Revolução Francesa (1789), quando as mulheres passaram a atuar de forma significativa na sociedade. Exploração e limitação de direitos marcaram essa participação feminina e aos poucos foram surgindo movimentos pela melhoria das condições de vida e trabalho , a participação política ,o fim da prostituição ,o acesso à instrução e à igualdade dos direitos entre os sexos .


Na segunda metade do século XVIII com a Revolução Industrial, a absorção do trabalho feminino pelas indústrias se deu como forma de baratear os salários, inserindo assim definitivamente a mulher na produção. Ela passou a ser obrigada a cumprir jornadas de até 17 horas de trabalho diário em condições insalubres e submetidas a espancamentos e humilhações ,além de receberem salários até 60% menores que os dos homens.


As manifestações surgiram na Europa e nos EUA tendo como principal reivindicação a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Em 1819, depois de um enfrentamento em que a policia atirou contra os trabalhadores, a Inglaterra aprovou a lei que reduzia para 12 horas o trabalho das mulheres e menores entre nove e 16 anos.

Foi também a Inglaterra o primeiro país a reconhecer legalmente , o direito de organização dos trabalhadores, com aprovação, em 1824 , do direito de livre associação aos sindicatos que se organizaram em todo o país.


O dia Internacional da Mulher surgiu de um episódio trágico marcado e causado pela histórica repressão às mulheres. Em 1857 tecelãs de Nova Iorque foram mortas e carbonizadas dentro da fábrica onde trabalhavam, porque organizaram uma greve por melhores condições de trabalho e contra a jornada de doze horas. As operárias chamaram atenção pelas suas reivindicações e por ser a primeira greve organizada exclusivamente por mulheres.

Foram violentamente reprimidas pela polícia. As tecelãs refugiaram-se dentro da fábrica na cidade de Nova Iorque e no dia 8 de março de 1857 , os patrões e a polícia trancaram as portas e atearam fogo , matando as 129 operárias carbonizadas.


A sociedade evoluiu e ficou bastante sensibilizada com as causas femininas. Em 1910 apareceu à idéia de criar uma data para marcar as questões feministas, foi lembrado então, que se deveriam lembrar das operárias que foram as mártires do movimento reivindicatório feminino e lembrar a morte das tecelãs que deram inicio à luta das mulheres.


Durante a segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas realizada na Dinamarca, a ativista dos Direitos Femininos, Clara Zetkin, propôs que o dia 8 de março fosse declarado como Dia Internacional da Mulher. Em 1911, mais de um milhão de mulheres se manifestaram na Europa e a data passou a ser comemorada em todo o mundo.


Com estas vitórias, muitas causas e conquistas foram conseguidas. A cada geração as mulheres ficam mais independentes e com consciência, estando hoje representadas junto às causas sociais , emitindo opiniões e reivindicando mudanças nos problemas sociais.

 
PARABÉNS A TODAS AS MULHERES!

A mulher deve assumir a importância que ocupa nos dias de hoje em quase todas as economias do mundo (apesar da submissão em países da África e do Oriente Médio) para se manifestar, contestar, protestar, opinar e lutar contra as limitações e opressões que lhe vêm sendo impostas. 

 
  

 

PARABÉNS À POETA  MILLA  PEREIRA PELO  SEU ANIVERSÁRIO NO DIA 8 DE MARÇO. POETA EXEMPLAR, DIGNA REPRESENTANTE DAS HOMENAGEADAS NESTE DIA.
         


   

          








Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 04/03/2010
Reeditado em 04/03/2010
Código do texto: T2119043
Classificação de conteúdo: seguro