"A IDENTIDADE DOS ALUNOS DA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS(EJA)".

A constituiçao da identidade desses alunos da EJA é transformada , mediante modelo de letramento que visam a "filiaçao de jovens e adultos analfabetos a um outro grupo social, isto é, que visa à identificaçao desses alunos com os valores e crenças dos grupos que usam a escrita para fazer sentido da situaçao nas praticas cotidinas"(Kleiman, 2002).

Mediante, a citaçao acima da autora, o que me leva a compreender é que o fato de a interaçao social ser um jogo de ajustamento das expectativas dos integrantes de sua identidade, pressupoe que os processos de construçso identitaria sejam condicionados, em grande parte, às expectativas das suas faces frente a sua interaçao.

É, nessa perspectiva que podemos dizer que o conceito de face desses alunos, esta imbricada no conceito de sua identidade. Pois, fora e dentro da escola, a identidade do nao alfabetizado é afetada por esteriotipo e preconceito que atingem de forma às faces desses individuos.

Concebemos, desse modo, que é papel de educador, que é um formador de conhecimentos , favorecer situaçoes de reflexao acerca das condiçoes de participaçao social desses individuos, que ja carregam consigo uma imagem conturbada e insegura ao interagirem numa sociedade.

Embora, nao seja possivel, fazer generalizaçao a partir do escrito acima, é possivel, inferir a partir do conhecimento dessa modalidade de ensino, que esses alunos, cuja trajetoria de vida os impossibilitou de frequentar a escola, e cuja, realidade social e economica é a pobreza, vivem umas situaçoes paradoxais por força de uma sociedade que atua na identidade desses individuos. O paradoxo que resulta, por um lado , é a necessidade de se ter acesso aos bens da cultura e, por outro lado da dificuldade que a propria condiçao social e economica desses alunos lhe impoem e, os leva a adiar o seu projeto de ler e escrever.

Sendo de suma importancia, ressaltar aqui no artigo, que alguns programas governamentais , ao longo da historia das campanhas em prol da alfabetizaçao de jovens e adultos no Brasil, contribuiram para institucionalizar os esteriotipos contra os nao escolarizados ao manifestarem suas representaçoes sociais negativas dentro da sociedade.

O aluno da EJA, esta situado num mundo, onde, constantemente, suas identidades coletivas e individuais estao sendo fragmentadas, com o proposito de serem reconstituidas sob a influencia dos aspectos culturais, sociais, politicos , economicos e historicos.

E, com a necessidade de elevar sua escolaridade, o aluno da EJA tenta inserir-se e/ou manter-se no mercado de trabalho, pelo processo de constituiçao identitaria, ja que ele tenta (re)assumir sua identidade estudantil e, consequentemente, para (re)constituiçao da sua identidade cultural.

O jovem e o adulto analfabeto tem sua imagem formada, a partir da identidade construida nesta situaçao socioeconomicacultural, devido uma vida de pobreza, de trabalho intenso e, nao sentindo nenhuma necessidade de ler e escrever. Esses alunos tomam como base os valores e principios dos grupos dos quais fazem parte e, das praticas sociais exercidas nos contextos de sua infancia. Mas, ao fazerem parte de um circulo de relacionamento pertencente a uma cultura diferente da qual estavam acostumados, seus papeis mudam e suas identidades tambem.