Vendas Comportamentais & Hipnose Neuroassociativa

É o caminho moderno de se vender através do comportamento do vendedor, analisando o comportamento do comprador e aplicando técnicas envolventes ao bem-estar do cliente, sempre pautando pela alegria e felicidade do cliente, que na realidade não passam de trocas de oportunidades profissionais. O cliente necessita do produto por vaidade pessoal ou por necessidade premente, bem, o que nos interessa é a satisfação do cliente. Eis o velho e sábio conselho: “O cliente sempre tem razão”. E se ele tem toda essa razão, permita que ele use a própria razão para comprar o seu produto, e estará efetuando a verdadeira venda, que é a do próprio cliente efetuar a própria compra. Como vendedores excepcionais, somos apenas orientadores do cliente, desvendando à maneira dele naquilo que não consegue ver. Os pequenos detalhes os quais não prestamos à devida atenção faz a diferença numa boa venda.

Na família acontece o mesmo processo, alguém fala e o outro concorda, ou não. Entre irmãos sempre existem os treinamentos de relacionamentos, um vendendo ideias que o outro nem sempre quer comprar, ou compra... O esposo quer ir a uma festa e, a esposa não, e tudo gira dentro de uma negociação de ideias, etc.

Não

Não permitir que o cliente diga não, é antes de tudo ir concordando com a sua tese até o momento possível. E sempre substituir o verbete não por outro que indique a positividade.

Eis a família novamente, (Muitas pesquisas foram feitas chegando-se à conclusão de que, os filhos desobedecem a seus pais, por terem ouvido muitos “não’s”, e continuam assim de maneira geral depois de adultos). Simplificando sobremaneira esta explicativa, “não” ao inconsciente quer dizer exatamente “sim”, pelo fato renitente do ser humano querer que se faça à sua maneira. (No fundo psicológico, os seres humanos querem que prevaleçam as suas ideias).

Raporte

“Rapport” faz parte deste contexto neurolinguístico, técnica que fará o cliente se aproximar muito do vendedor aumentando o seu carisma, criando grande empatia entre ambos.

É realmente o caso do filho que vê no pai o seu verdadeiro ídolo, trazendo-o a sua própria personalidade.

Arte de Perguntar.

Esta arte é muito importante, pois, ficando atento à resposta do cliente, pode-se ter a chave da venda, conquanto, jamais se contradiga a formação mental do cliente.

Quando se faz perguntas relevantes aos amigos, eles adoram respondê-las sentindo-se importantes no próprio ego.

Falar a Língua do Cliente

Você, vendedor é o ator, represente de coração e alma, fale o que o cliente quer ouvir, aja como ele gosta de agir, eis o grande desafio, mas é um desafio bastante sensível, então é somente colocar em prática. Porém, deve-se fazer com sinceridade para não se tornar um ato mecânico e frio deixando transparecer a intenção interesseira.

Como se, você fosse pedir emprestado o carro do seu pai e, neste caso, o seu velho sabe como ninguém ler o seu pensamento. Portanto, não há melhor treinamento do que este em família.

Determinação

Tudo isto que estamos declinando aqui para você ter sucesso em vendas, a “melhor profissão do mundo”, depende da sua determinação, caso contrário nada vai acontecer. (“Melhor”, porque todos os seres humanos nascem vendedores, e continuam até o fim de seus dias)...

Um cirurgião plástico que seja o melhor do mundo, se permanecer no ostracismo, fora da mídia, do boca a boca, para nada vai servir as suas raras qualidades, vai ser mais um, ou melhor, ninguém.

Ouvir

Seja um ouvidor silente, muitos clientes se acham vendedores natos, ouça-o com interesse, massageando o seu ego. Com a mais absoluta certeza terá conquistado além de um cliente, um amigo, e como amigo terá a primazia nas suas vendas.

Com seus colegas de sala de aulas, se você ficar mostrando todo seu conhecimento, falando de você e da sua genialidade, não vai passar de um “chato de galocha”, repelindo boas amizades, as quais poderão ser muito úteis para a sua sobrevivência, muito além da sua pseudogenialidade.

A interação entre o vendedor e o cliente é realmente o ápice da boa venda.

Estudos têm demonstrado que, mais de 70% das vendas efetuadas no mundo é precedida pela empatia entre o vendedor e o cliente. Então podemos afirmar que, o fator emocional deve imperar nesta venda, posto que haja duas maneiras de se comprar, pela razão e pela emoção.

Essa empatia também acontece no amor-paixão, entre dois enamorados, ou no relacionamento entre professores e alunos, então veja, todos estão barganhando alguma coisa e, isso tudo não passa de venda...

Devemos saber explorar a emoção do cliente, para que nossas vendas sejam duradouras. Acreditar nas informações do cliente oferecendo-lhe o produto que satisfaça o seu desejo. “Mais vale um gosto do que dinheiro no bolso”, velho jargão popular. Na realidade a satisfação do cliente é o que fica gravada no seu inconsciente. Uma venda forçada pela razão, não terá o mesmo efeito. Mas não podemos desconsiderar o fator razão. Na realidade devemos conjugar razão-emoção, através das técnicas comportamentais. Ou seja, temos de ter o “feeling”, a percepção correta do caminho pelo qual o cliente está se dirigindo para efetuar a sua compra.

A maioria das vendas efetuadas advém da simpatia do vendedor, do seu carisma pessoal, onde o cliente o vê como filho, ou pai, ou alguém que seja admirado por ele, sentimentos advindo do inconsciente do cliente. Isto funciona como a paixão, “amor à primeira vista”, geralmente o fato é verdadeiro, porém, não se sabe exatamente a causa. Bem, o vendedor não terá tempo para ser psicanalista, e sim conhecedor das técnicas que o levará a concluir uma honesta e boa venda.

Moral dessa pequena prosa seja gentil e simpático prestando atenção maior ao seu interlocutor, para preservá-lo como mais um aliado, e jamais um inimigo. Deixe-o ganhar a guerra, conquanto você fique com o lucro.

Obs: Lucro pode ser a sua tranquilidade...

jbcampos
Enviado por jbcampos em 10/03/2010
Reeditado em 10/03/2010
Código do texto: T2130004
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