INCLUSÃO E APRENDIZAGEM INTEGRADA: a unidade na diversidade constituindo-se na teia da complexidade, do pensamento ecossistêmico e da transdisciplinaridade.

Por: Maria Dolores Fortes Alves

A PARTIDA...

Como fenômeno presente no meio social, o preconceito é fruto da cultura e paradigma dual, hierárquico e fragmentador.

Cada vez mais, e necessariamente, percebemos que a presença na rede regular de ensino, de crianças e jovens com algum tipo de “deficiência” bem como a multiplicidade étnica, cultural e social. Muitas vezes a educação também deixa a margem e exclui, por diversas razões que vão desde o difícil acesso aos diversos níveis de ensino, a falta de estrutura escolar para atender a diversidade, propostas coerentes e até mesmo o pré-conceito velado ou explicito.

DESAFIOS...

Lidar com a diversidade exige uma mudança de atitude dos professores e toda a comunidade escolar para que a construção de conhecimentos faça-se numa perspectiva mais integradora e humana. Visto que, a diversidade é constante e, do ponto de vista biológico, favorece a sobrevivência das espécies (MATURANA; VERDEN-ZOLLER, 2004).

A TESSITURA...

O desenvolvimento de uma visão ecossistêmica (MORAES, 2004), da complexidade (MORIN, 1997) e da Transdisciplinaridade (NICOLESCU, 1999) compreendem o homem como ser sistêmico, complexo, integrado, transcendente na qual tudo que se fizerem as partes se fará ao todo e, tudo que se fizer ao todo se fará as partes.

Destarte, uma educação verdadeiramente inclusiva deve seguir por caminhos integradores e multirreferenciais nos quais se possibilitam o reconhecimento e a construção de ambientes educacionais como espaços de cruzamento de diversos saberes, linguagens, culturas; com metodologias e representações voltadas para expressão do conhecimento humano, da criatividade e da sustentabilidade constitutiva do triângulo da vida: Sujeito, Natureza e Sociedade, (D`AMBRÓSIO, 1997).

O CAMINHO QUE SE FAZ AO CAMINHAR...

Neste novo texto e contexto é possível e necessário reconhecer cada sujeito como uno e multiplo, como uma unidade na diversidade. Assim, faz-se possível o inédito viável, tão sonhado e desejado: um mundo onde caibam muitos mundos, onde toda pessoa seja capaz de dizer a sua palavra, de ouvir a palavra do outro e dialogar com ela (ALVES, 2009). Quebra-se preconceitos, estimula-se a generosidade, acolhimento e respeito. Reconhece-se o valor da diversidade e do IGUAL VALOR de TODOS como integrantes da Teia da Vida (CAPRA, 1999).

Referencias bibliográficas...

ALVES, M. D. F. Favorecendo a Inclusão pelos Caminhos do Coração: Complexidade, Pensamento Ecossistêmico e Transdiciplinaridade. Rio de Janeiro:WAK, 2009.

CAPRA, F. A teia da vida: Uma compreensão científica dos sistemas vivos. ed São Paulo: Primeira edição, 1999.

D`AMBROSIO; U.. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Atena, 1997.

MORAES, M. C. Pensamento Eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI São Paulo: Vozes, 2004.

MATURANA; VERDEN-ZOLLER, G. Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004.

MORIN, Er. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

NICOLESCU, BB. (a). O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

TEXTO COMPLETO APRESENTADO NO IV CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE TRANSDISCIPLINARIDADE, E ECOFORMAÇÃO. DISPONÍVEL EM:http://congreso.samisolutions.com/attachments/032_Maria%20Dolores%20Fortes%20UNIDADE%20NA%20DIVERSIDAD.texto%20compl..pdf

SOBRE A AUTORA: Doutoranda em Educação pela PUC/SP; Mestre em Educação pela PUC/SP; Mestre em Psicopedagogia; Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Universidade de Buenos Aires); Especialista em Educação em Valores Humanos; Pedagoga pela UNISA; Pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos Pesquisas Interdisciplinares) RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes) e, ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade , com projeto financiado pelo CNPq); Docente colaboradora de Pós-Graduação (UNASP, UNIFESP e outras); Assessora Educacional; Palestrante, Conferencista. Autora de diversos artigos e livros, entre eles: “DE PROFESSOR A EDUCADOR: Contribuições da Psicopedagogia: ressignificar valores e despertar autoria.” e “O VÔO DA ÁGUIA: uma autobiografia”, “FAVORECENDO A INCLUSÃO PELOS CAMINHOS DO CORAÇÃO: Complexidade, Pensamento eco-sistêmico e Transdisciplinaridade” pela WAK. Site pessoal: www.edupsicotrans.net e-mail: mdfortes@gmail.com; mdfortes@hotmail.com. 11-8208-4141/6106-8955