A evolução da ciência

A ciência está em constante evolução. Muitas teorias estão sendo superadas por novas teorias. O que era tido como verdade no passado, hoje não é mais. Telescópios e microscópios multiplicaram as suas capacidades. E aumentaram as descobertas científicas...

Conforme a Enciclopedia Larousse Cultural teoria é: "Conjunto organizado de princípios, de regras, de leis científicas que visam descrever e explicar um certo conjunto de fatos: teoria da gravitação universal, da relatividade". No século passado houve um boom de teorias.

Uma teoria é sempre um objeto de estudo. Algumas dessas teorias persistem até hoje como, por exemplo: a teoria da evolução, de Charles Darwin, diz que todos os animais se originaram de uma mesma espécie; a teoria do big bang, de Alexander Friedmann, diz que a expansão do Universo se deu a uma grande explosão; e a teoria da relatividade, de Albert Einstein, diz que o tempo e o espaço são grandezas interrelativas, que não se separam, e cuja ideia fundamental é estabelecer leis que sejam invariantes em relação ao sistema de referência.

A teoria da Evolução que foi contra o criacionismo da Bíblia e interveio na fé dos cristãos ainda hoje gera discussão e já não é aceita pela maioria dos cientistas. Pois novos estudos revelam que a genética de uma espécie não se mistura com outra, e cada espécie se desenvolveu por si só. A teoria do Big Bang também gera polêmica e já não é aceita pela comunidade científica, devido a expansão do universo não ser comprovada. Cientistas astrônomos descobriram que uma matéria escura e invisível impede as galáxias de se expandirem.

E a teoria da relatividade que mais parece uma obra de ficção ao igualar matéria e energia; em outras palavras diz: se uma pessoa com 20 anos de idade viajar em uma nave com a velocidade da luz, passados 10 bilhões de anos-luz essa pessoa terá os mesmos 20 anos quando da partida. Se for verdade isto, é uma maravilha; é a descoberta da eternidade. Mas os cientistas contemporâneos ainda têm muita dúvida quanto a essa teoria.

Enfim, mais importante que qualquer teoria, é a evolução das pesquisas. E não ocorrer como no passado, quando muitos pesquisadores se promoveram com teorias infundadas, pois as pesquisas não eram comprobatórias. Mas as teorias são sempre importantes para a evolução da ciência e a compulsão de cientistas.

(Publicado do blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 11-01-2009)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 12/03/2010
Reeditado em 31/10/2011
Código do texto: T2134059
Classificação de conteúdo: seguro