"O Despertar pela Leitura".

Durante o periodo que estive à frente na sala de aula, pude observar o pouco interesse ou talvez, a forma como a leitura era introduzida. Sem nenhum incentivo e com pouca qualidade de escolha pelo professor.

A leitura deve ser apresentada aos seus alunos de forma interessante e, visando sempre o desenvolvimento do pensamento reflexivo e critico da realidade que é vivida pelos alunos, facilitando a forma de dar prazer à imaginaçao e criatividade das crianças.

É de suma importancia a escolha do material que sera oferecido à turma. Um dos metodos que apresento como sugestao de leitura é: "o jogo das adivinhaçoes" em que o leitor antecipa os acontecimentos; "o jogo de desvendamento" em que participa e interfere na leitura; "o canto da leitura" que é um espaço especial com atividades especiais e por fim o "ateliê" em que os leitores leem e vao criando com suas leituras.

É, obvio que nao encontramos a "formula" exata para desenvolver e criar o interesse pelas leituras, mas o que podemos e devemos fazer como educadores numa serie inicial, onde o seu pensamento e criatividade se encontram num processo de construçao do conhecimento pelo habito da leitura, é apresentar metodos de ensino da leitura para que algum sucesso , seja empregado com as crianças. Embora, a leitura sempre tenha sido um tema de preocupaçao para os educadores, entendemos que o seu ensino visa o progresso continuo do educando e o leva a evoluir de um estagio para o outro, em ritmo normal, satisfatorio e de acordo com suas proprias possibilidades.

É importante nas salas de aula propiciarem condiçoes para que o educando possa interagir com a leitura, possibilitando aquisiçao de uma linguagem que possa ser usada significantemente, levando o professor a trefa de "ensinar" a leitura de modo prazeroso, espontaneo e com resultados positivos. Cabendo, ao professor ser bom iniciador e oferecer na vida cotidiana das turmas, oportunidades de ler para ler e, nao para fazer exercicios , dos quais a leitura deve ser , em cada caso, expressiva, dirigida, explicada e comentada.

As historias infantis permitem o contato com o mundo imaginario tao proximo de suas realizaçoes, onde a criança pode imitar os herois vitoriosos e as princesas, que na maioria das vezes, correspondem à sua necessidade de auto-afirmaçao. Essas imitaçoes dos personagens constitui boa introduçao à cooperaçao e sociabilidade, e a criança é capaz de aprender que podera obter mais exito participando, cooperando e respeitando o espaço e a opiniao dos colegas, alem, de ir tomando o gosto pela leitura.

Se entendermos que os gostos nao sao naturais, nem imutaveis, nem sucessivos, mas que se integram ao proceso de desnvolvimento em sobressaltos, em que o sujeito vai superando a si mesmo, traçando seu percurso historico rumo a um objetivo que é sempre provisorio e ponto de partida para novos avanços, o trabalho com a leitura da literatura tem de levar em conta essa luta da criança e do professor inserida na luta e nas contradiçoes da linguagem.

É importante que o professor crie em sala de aula um circuito de leitura: lendo, contando historia, estimulando a troca de livros, reservando um tempo para ler em classe, trazendo resenhas de livros infantis, abrindo espaço para a escolha pelo aluno, daquilo que ele quer ler, propondo textos correlacionados aos interesses do grupo. Enfim, criando ofertas multiplas e instigantes, proporcionando desse modo, uma imersao no mundo da leitura e oferecendo condiçoes para que a importancia da leitura se faça presente no nosso universo, desde o momento em que começamos a "conhecer" e a "compreender" o mundo que nos cerca.

Para que o homem abra "as portas" de sua percepçao, é preciso saber refletir. Desse modo, a leitura chega no nosso espaço para acrescentar um poderoso e essencial instrumento libertario para sobrevivencia humana e, assim, ampliar sua visao e seu horizonte de expectativas.

O habito de ler deve ser estimulado desde a infancia, a fim de que, o individuo aprenda desde cedo que ler é algo importante e prazeroso, e que torna um adulto culto , dinamico e perspicaz. Dessa forma, ajuda a formar um cidadao mais informativo e critico numa sociedade.

No mundo contemporaneo, a leitura cria fronteira para ampliar e diversificar nossa visao e interpretaçao sobre o mundo em que vivemos e da vida como um todo.

Por esse motivo, é que o texto escrito tem a suma importancia no desenvolvimento para uma "cultura de leitura" na sala de aula, fazendo com que a leitura , seja um imã que atrai e prende o leitor numa relaçao de amor.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 17/03/2010
Código do texto: T2143031
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.