"Interaçao do Professor e do Aluno na Aprendizagem da Lingua Portuguesa no Ensino Medio"

Com o comprometimento de compartilhar saberes ao mundo da Educaçao farei uma sintese do tema da minha Especializaçao na Linguagem.

Foi partindo da premissa do "amor" a arte de educar, que resolvi investigar esse tema tao envolvente e ao mesmo tempo, cuidadoso ao ser aplicado no contexto das salas de aula. Pois, nunca devemos confundir o amor, carinho e respeito aos nossos alunos, como uma 'porta aberta' para qualquer tipo de parentesco.

O professor interiorizado, autoconsciente da historia humana, devera ser reflexivo e sensivel, podendo assim, a partir de sua experiencia pessoal de vida ajudar o educando a elaborar um projeto de vida, ativando o seu processo de aprendizagem, atraves da linguagem e do contato em sala de aula. O que nos leva a ter capacidade de aprender com o aluno é sabermos rever nossas posiçoes.

Trabalhando e conhecendo minhas proprias emoçoes é que, como professora reconheço o valor do aluno, sem me sentir ameaçada e anulada da minha missao na sala de aula.

O dialogo é uma referencia importante na interaçao entre o professor e o aluno, que sao fontes basicas de qualquer relacionamento.

O ensino medio é uma fase de transiçao do aluno e, é quando ocorre a transformaçao biologica e psicologica do individuo, ha sempre nesses educandos atitudes fortes de personalidade; em que o educador devera compreender esses aspectos biologiocos e psicologicos dentro da comunidade. Isto, so sera possivel, desde que haja compreensao do pensamento humano. Sendo importante, nesse processo transitorio que o professor promova a pessoa do aluno e, nao minimize nenhum desses aspectos comportamentais, pois, atraves deste procedimento o educador consegue privilegiar suas aulas construindo, coletivamente, um resultado de "bem querer" entre a interaçao do professor e do alunpo na sala de aula.

Os problemas que vamos encontrar em aula, evidenciam a necessidade de se discutir, explorar o assunto de forma a propor novos caminhos que facilitem o relacionamento entre o professor e o aluno, a fim de que a educaçao se realiza em todo seu sentido.

Os problemas de aprendizagem vinculam-se à constataçao de que os alunos sao extremamente sensiveis ao estado emocional de seu professor, a quem compete criar um ambiente de confiança e respeito mutuo.

Nao posso deixar de pontuar que é sempre muito dificil para um professor adquirir total concentraçao em aula, caso nao coloque em evidencia as trocas comunicativas com muito amor, carinho à arte de educar, ao respeito pelos seus alunos e seriedade ao seu trabalho de professor.

O dominio da linguagem, como atividade discursiva e cognitiva e, o dominio da lingua portuguesa , como sistema simbolico utilizado por uma comunidade linguistica sao condiçoes de possibilidade de plena participaçao social.

É pela linguagem que os individuos se comunicam, fazendo dessa forma a interaçao entre as pessoas e deixando que essas pessoas possam se expressar e se defenderem de seus pontos de vista, partilhando ou construindo visoes de mundo e produzindo cultura. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratizaçao social e cultural atribui à escola a funçao e a responsabilidade de contribuir para garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguisticos necessarios para o exercicio da cidadania.

A questao fundamental para o ensino de lingua portuguesa na etapa final da escolaridade basica desloca-se, portanto, dos conteudos a serem abordados e preocupa-se com a relaçao que esses conhecimentos travam com a aquisiçao das competencias e das habilidades no ensino de lingua portuguesa no ensino medio.

Linguagem aqui se entende como açao interindividual, orientada por uma finalidade especifica, num processo de interlocuaçao que se realiza nas praticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos de sua historia.

Os professores e os alunos interagem pela linguagem, tanto numa conversa informal entre amigos ou numa relaçao de uma carta pessoal, quanto na produçao de uma cronica, uma novela, um poema, um relatorio profissional. Enfim, a linguagem somos nos mesmos e a forma que interagirmos com o mundo.

Para o professor, tambem cabe o papel de informante e interlocutor, que tematiza aspectos prioritarios em funçao das necessidades de seus alunos e de suas possibilidades de aprendizagem da lingua portuguesa.

O ensino de lingua portuguesa deve se dar num espaço em que as praticas de uso da linguagem , sejam compreendidas em sua dimensao historica e em que a necessidade de analise e sistematizaçao dos conhecimentos linguisticos decorrem dessas mesmas praticas.

No ensino de lingua portuguesa para os adolescentes do ensino medio, se faz necessario considerar as condiçoes afetivas, cognitivas e sociais desses alunos no processo de interaçao entre o professor/aluno, colocando assim, a possibilidade de um fazer reflexivo. Cabendo ao professor mostrar aos seus alunos a importancia que o processo de interaçao tem de ser considerado real na palavra do outro que assume, concordando ou nao com essa atitude. Pois, ao ter consideraçao pelo dizer do outro, o que o aluno demonstra é consideraçao e respeito pelo professor.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 22/03/2010
Código do texto: T2152045
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