" A Educaçao Formal no Brasil".

No Brasil como um todo, a pre-escola é precaria atingindo um minimo da populaçao, onde existem desigualdades de um estado para o outro, de uma regiao para outra, ate mesmo dentro da mesma cidade. Sao necessarios outros movimentos em conjunto com o educacional e o escolar para compor as condiçoes de mudança da sociedade.

De acordo com a LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇAO BRASILEIRA divide-se as etapas de ensino do seguinte modo:

___EDUCAÇAO INFANTIL;

___EDUCAÇAO FUNDAMENTAL;

___ENSINO MEDIO;

___ENSINO SUPERIOR;

___EDUCAÇAO DE JOVEM E ADULTOS(EJA);

___ENSINO TECNICO.

Os valores universais consagrados pela humanidade, como fundamentais à igualdade, democracia e tolerancia devem fazer parte de toda a educaçao.

A pratica educativa formal que ocorre nos espaços escolares, quer seja, na Educaçao Infantil à Pos Graduaçao, se da de forma intencional e com os objetivos determinados , como no caso das escolas.

No caso especifico da Educaçao Formal, exercida na escola, pode ser definida como Educaçao Escolar, que é o processo de educaçao realizado em um sistema escolar de ensino. O surgimento da educaçao escolar relaciona-se ao surgimento das escolas e das politicas educacionais exercidas pelos estados.

Considerando o local de Educaçao Formal na aquisiçao da competencia comunicativa da criança, os etnografos estao , basicamente, preocupados com os padroes de fala que sao desenvolvidos e usados, basicamente, como uma consequencia da escolarizaçao.

Devido, as escolas serem as principais instituiçioes de socializaçao para a sociedade na qual elas funcionam, elas, geralmente, transmitem os valores e as crenças daqueles que as controlam. A escolha da linguagem para a educaçao é a principal consideraçao em contextos multilingues e, refere a estrutura de poder no país, que sao os comportamentos para com as identidades de grupos, filosofia educacional e prioridades. Sendo a principal funçao da linguagem construir o centro da Educaçao Formal, tanto como meio de objeto de instruçao.

É urgente que a Educaçao Formal nas escolas respeite e promova os "Direitos Humanos" e, tenha condiçoes de construir consciencia voltada a uma cultura.

A Educaçao Formal, mais do que transmitir conhecimentos tecnicos e especificos precisa compreender a criança e o jovem como seu todo e, contribuir para o desenvolvimento e formaçao na sua plenitude preparando-o para o exercicio de cidadania.

Por outro lado, é fundamental que se tenha estrategias voltadas para o ensino nao-formal, a fim de, tambem, compreender os individuos e sujeitos coletivos, que estao fora dos bancos escolares e, que estao em permanente processo de reflexao sobre o mundo e de como agir de forma responsavel e justa.

Aprender a lingua materna implica a sua cultura e, aprender uma segunda lingua implica a aprendizagem de uma segunda cultura.

É a aprendizagem com consequencias psicologicas e sociais com o reconhecimento do vocsabulario, que é reflexo da cultura do povo e, tambem em relaçao ao grupo de falantes com seus valores simbolicos.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 29/03/2010
Código do texto: T2166178
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.