" Linguagem e Enculturaçao nas Salas de Aula".

O conceito de enculturaçao cientifica tem influenciado nao so no planejamento de atividades didaticas, como tambem, na formaçao dos professores. Levando o aluno a compreender e utilizar as diversas linguagens, dando uma maior segurança ao planejamento das atividades didaticas para o ensino/aprendizagem na formaçao dos professores.

A aprendizagem da linguagem para criança é uma parte integral da enculturaçao, a partir de tres perspectivas:

. a linguagem é a parte da cultura e assim, parte do conhecimento, atitudes e habilidades que sao transmitidas de uma geraçao para a outra;

. a linguagem é o meio basico, por meio do qual outros aspectos da cultura sao codificados e transmitidos;

. a linguagem é uma ferramenta, que as crianças podem usar para explorar o desenvolvimento social.

A escola leva a criança ha engajar em cultura academica de atividades, que diferem da cultura relevante do dominio do conhecimento. No entanto, tais culturas escolares nao podem ensinsar como usar essas ferramentas conceiruais como elas sao usadas na pratica autentica.

O aprendizado do uso de conceitos e de ferramentas implicam numa mudança na visao de mundo do aprendiz, atraves de um sistema de crenças culturais, no qual as ferramentas sao utilizadas. Assim, para que a enculturaçao ocorra, os estudantes precisam ter a oportunidade de expor suas ideias sobre os fenomenos da natureza, num ambiente encorajador, adquirindo segurança e envolvimento com as praticas cientificas.

É claro, que a simples exposiçao dos alunos a realizaçao de trabalhos em grupos, nao é condiçao suficiente para que compreendam os aspectos sociais e historicos da comunicaçao.

É importante levar em conta os temas envolvidos em tais trabalhos, assim como a forma com que sao conduzidos pelo professor.

Quando nos referimos ao termo argumentaçao nas aulas, estamos interessados nas intervençoes dos alunos, durante discussoes, visando a construçao de explicaçoes coletivas para determinados fenomenos, e nao em meros jogos de competiçao oratoria desprovida de conteudo.

Entao, ao falarmos de enculturaçao referimo-nos ao processo antropologico de aquisiçao da propria cultura, mediante, o qual os membros de uma sociedade tomando consciencia do mesmo, tornam-se tambem, seus participsntes. Por meio deste processo, o individuo se habitua ao modelo de vida da sua sociedade, aprendendo suas formas de comportamentos. Este processo é o mecanismo dominante em relaçao a formaçao da estabilidade cultural, e desempenha um papel muito importante na formaçao da personalidade do individuo.

Tal processo é individual e dura por toda uma vida. Na infancia é muito acentuado e, notavelmente, receptivo, visto que atende a aceitar facilmente todas as mensagens culturais.

Na idade adulta perde de intensidade à medida que cresce a consciencia e a capacidade critica do individuo, ainda que este dificilmente, se disponha a uma reformulaçao cultural.

Vale ressaltar que o processo de enculturaçao comporta os seguintes passos:

-assimilaçao dos comportamentos dominantes na sociedade;

-conformaçao do comportamento individual aos paradigmas culturais assimilados;

-aquisiçao de habitos, usos e costumes;

-interpretaçao dos fenomenos biologicos à luz dos significados transmitidos pela cultura.

Ressalto que o objetivo deste texto é apresentar o potencial da enculturaçao cientifica dos alunos nas salas de aula, para discutir as pesquisas nacionais e internacionais realizadas nas escolas.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 30/03/2010
Código do texto: T2167627
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.