"A Representaçao das Estrategias de Polidez pelos estudantes da educaçao de Jovem e Adultos(EJA): sua implicaçao no ensino de lingua portuguesa".

Verificando que o numero de publicaçoes sobre a polidez no contexto de sala de aula da EJA, ainda, é muito pouco expressivo. Dai, surgiu o meu interesse na proposta de investigar a partir de Brown & Levinson(1987), como se processa a interaçao entre o professor e os estudantes na sala de aula da EJA no ensino de lingua portuguesa.

Sabemos que a teoria da Polidez de Brown & Levinson(1987)tem como um dos seus pilares a noçao de face que se refere ao amor-proprio(imagem publica ou auto-estima) do sujeito e que se desdobra em uma face positiva-que deriva da necessidade de ser apreciado e reconhecido pelo outro- e outra face negativa-que esta relacionada à sua liberdade de açao. Para preservar a propria face, assim, como a face do interlocutor, e manter a harmonia das relaçoes sociais, os falantes recorrem a certas estrategias linguisticas de polidez.

O estudo das interaçoes cotidianas envolve a analise do individuo de modo geral e as relaçoes com outros individuos.

A sala de aula, no contexto da EJA parece ser um espaço interessante para a observaçao e analise das estrategias de polidez que entram em jogo nas interaçoes entre os estudantes e o professor.

No cotidiano, as açoes desses sujeitos, em variados palcos de suas vidas, correspondem aos espaços da materialidade do social, do economico e da cultura que eles representam numa interaçao na sala de aula.

O estudo dos fenomenos relativos a expressao da "polidez" ou, como preferimos , ao trabalho de "face" é pouco expressivo nas pesquisas que tratam das estrategias de polidez usadas por alunos e professores da EJA. Tendo em vista o jogo das faces positivas e negativas buscarenos analisar como as estrategias conversacionais favorecem ou impedem o bom andamento das interaçoes.

A EJA é uma modalidade diferente do ensino regular, sua estrutura, metodologia e duraçao , tambem sofrem alteraçoes.

Acreditando que o individuo adulto traz para sala de sula sua experiencia de vidsa, dai ocorre mudanças naquilo que vai ser ensinado, uma vez que requer a compreensao de alguns aspectos proprios do universo desses estudantes e, levando em consideraçao a enorme heterogeneidade das turmas. Todavia, deixamos claro nesse estudo que o enfoque a ser investigado sao as 'estrategias de polidez', de acordo com o modelo de Brown & Levinson(1987).

Por ser tratar de um estudo com "organismos vivos" é fundamental, observarmos a vida cotidiana desses individuos para que nao fujamos do proposito da pesquisa.

Tentaremos nos aproximar do lado socioeconomico e de algumas variaveis sociais desses estudantes como: idade, sexo, grau de escolaridade, atraves dos dados extraidos da pesquisa empirica na metodologia do estudo, obtendo-se assim, um panorama mais completo dos processos do ensino pragmatico e das estrategias de polidez no conceito desses autores.

Ressaltamos que a polidez positiva e negativa, nao é em si um fenomeno da lingusgem, mas sim uma manifestaçao das diferentes culturas que se coloca a serviço das interaçoes verbais. E, é nessa perspectiva que falamos em mecanismos linguistico/discursivos, cuja funçao é assegurar expectativas pessoais e sociais relacionadas às faces, nessa interaçao com os estudantes da EJA no contexto de sala de aula.

Conforme, buscaremos demonstrar no estudo , certos conceitos de polidez positiva e negativa sao construidos a partir de um conjunto de fatores. Dessa forma, supomos que os contextos socioeconomicos e situacionais desses estudantes desempenharao um papel importante na construçao da pesquisa. Mediante, o estudo das estrategias de polidez a escolha pelas bases teoricas é fundamental. Embora, estamos cientes que nao ha uma teoria completa e unica e, o que buscaremos, provavelmente, seja uma conjugaçao teorica com bases complementares que serao feitas na pesquisa empirica, atraves das analises preliminares ao estudo de casos com esses estudantes da EJA.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 31/03/2010
Código do texto: T2168890
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