A Biblia e a Ciência.

Por muitos e muitos anos cientistas, filósofos e teólogos, especialistas, outros nem tanto, através de experimentos, teorias ou interpretações, as vezes com dados técnicos ou mera especulação tentam explicar ou fundamentar a veracidade da Biblia.

Livro este que tem despertado o interesse de milhares de pessoas pelo mundo a fora, quer seja pela fé ou pelo simples fato em conhecer, a verdade é, que a historia nela contida tem levado-o a prefigurar no topo da lista dos mais traduzidos e comercializado no mundo.

De Gênesis, o qual traz em seu tema principal a criação do mundo, do homem e a sua queda, a Apocalipse que retrata o juízo de Deus, passamos por 66 livros escritos num período de 16 seculos com aproximadamente 40 autores, entre eles famosos em suas épocas ou nem tanto, retrataram acontecimentos passados, presentes e futuros, com dados históricos, e/ou por hora sendo necessário a compreensão pela fé.

Meu interesse nesse artigo não é valorar as opiniões e os estudos já existentes, quero buscar através a dialética, trazer discussões, criticas que venha a produzir conhecimento entre as pessoas.

Mediante a tanto o que vemos, quero aqui contribuir nessa buscar pela verdade, pois muito me entristece quando leio ou ouço indagações ou afirmações de que a Bíblia choca-se com a ciência. Iremos agora analisar algum dos muitos pontos pertinentes e que nos dão a nítida noção de que precisamos aprofunda mais nos estudos, nas pesquisas para opinar.

Quando dedicamos a analise de forma imparcial, observamos que existe mais de ciência na Bíblia do que possamos imaginar.

Por exemplo:

Os antigos indagavam: como a terra está sustentada? Vamos analisar algumas das nações consideradas mais sabias da antiguidade.

Os gregos criam que Atlas carregava o mundo nas costa.

Os Hindus acreditavam que quatro elefantes sustentavam a terra.

Os Egípcios, nos tempos de Moisés (3500 anos atrás), acreditavam que o mundo havia sido chocado de um grande ovo que possuía asas e voava.

Mas vamos ver o que diz a Bíblia, num livro por volta de 1500 a.C.: “Ele (Deus) estende os céus do norte sobre o vazio e SUSPENDE A TERRA SOBRE O NADA” Jó 26.7 (enfase acrescentada). Quem revelou para o escritor desse livro que, há mais de 3000 anos, que existe o vácuo, o vazio na terra?

Durante muitos seculos, os marinheiros tinham medo de navegar por lugares desconhecidos. Acreditavam que a terra era plana e reta, de repente, o mar terminava em um abismo.

Mas Cristóvão Colombo, que era cristão e li a Biblia, não pensava assim. Ele, sem medo, deixou o velho continente e descobriu a América em 1492. O que Colombo leu na Bíblia? Talvez o que foi escrito em Isaías 40.22, há aproximadamente, 2700 anos: “Ele (Deus) é o que esta assentado sobre O GLOBO DA TERRA.” (enfase acrescentada). Quem revelou a Isaías que a terra é redonda?

O barômetro é um instrumento usado para medir a pressão atmosférica (peso do vento). Ele foi inventado só em 1643, pelo físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647). Antes dele, ninguém se atreveria a afirmar que o vento tem peso. Entretanto a Bíblia se antecipou á ciência uns 3000 anos, dizendo que o vento tem peso: “Quando (Deus) REGULOU O PESO DO VENTO e fixou a medida das aguas.” Jó 28.25 (enfase acrescentada).

E aí? O que você acha? Analise e tires suas próprias conclusões, mas seja coerente e imparcial, pois o simples fato de desacreditar na palavra profética da Bíblia, sem justificativa para tal, torna-se numa critica vazia e sem construção alguma, servindo apenas para especulações.

"Ciência sem religião é manca. Religião sem ciência é cega." EINSTEIN.

Deus o abençoe.

Ev. Rogério da Silva Godoi – AD Cerro Azul – Paraná – e_mail rsgodoi@pop.com.br