Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

UTOPIA! MAS QUEM NÃO SONHA?

A paixão por uma educação cidadã ,creio eu deve ser um dos principais motivos para nós professores principalmente da escola pública ainda estarmos nessa profissão, a esperança de que com nossa ajuda , as crianças e jovens tornen-se verdadeiros cidadãos e ajudem na construção de um país onde a sociedade seja mais justa.
 Solidariedade, respeito justiça são princípios que não se aprendem só com a famulia, mas também com educadores e devem ser praticados no dia a dia em qualquer meio social seja em casa, na escola, no trabalho.
 Respeitar e ser respeitado , exercitar o diálogo e a compreensão, praticar solidariedade, são atitudes que não adquirimos de uma hora para outra, mas no convívio social.Questionar, refletir,buscar soluções, ter ciência dos nossos direitos e deveres são atos que levam a efetivar a cidadania e nos preparam para enfrentar situações do cotidiano. E é neste contexto que entra o educador , que hoje na verdade deve ser mais um orientador, para cidadania pois dela depende o futuro, primeiramente da comunidade onde vive,pois é nesse âmbito que ira atuar a pessoa que passou por ele; tendo essa pessoa tornado-se um bom cidadão ou não!
  A cidadania não se aprende só com belos discursos mas com ações, que todos nós que fazemos parte do sistema escolar deveriamos ter, e é neste ponto que vem o questionamento de nossa prática nas escolas, como ensinar democracia se até mesmo dentro das escolas diretores entram por "politica"?Como ensinar exigir direitos e deveres  se muitos colegas se omitem por medo ou por pura conveniência?Fazem das nossas escolas trampolim político ! Principalmente da escola pública ! E vejam só que ironia!É essa escola que recebe uma clientela que com toda certeza o único meio pelo qual terão acesso à consciência do que é ser um cidadão é esse!
 Se a comunidade escolar que deveriam  ser as mentes pensantes do país agem dessa forma como o restante das pessoas devem ver essa questão?
Felizmente, nem todos pensam dessa forma, e continuamos a lutar para que nossos jovens aprendam o verdadeiro sentido da cidadania.
Só consiguiremos esse objetivo a partir do momento em que todos os brasileiros sintam-se verdadeiramente "brasileiros" para isso é de suma importância que as crianças desde cedo aprendam a amar esse país e não" explorar "como de costume o que ultimamente é o mais comum neste país       !
  E como nosso hino que já foi eleito um dos mais bonitos do mundo declara :
O BRASIL DE AMOR ETERNO SEJA O SÍMBOLO
O LABARO QUE OSTENTA ESTRELADO
E DIGA AO VERDE LOURO DESTA FLÂMULA
PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO
GIOVANA KRUL
Enviado por GIOVANA KRUL em 17/08/2006
Código do texto: T218701
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
GIOVANA KRUL
Bituruna - Paraná - Brasil
6 textos (340 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 00:50)