Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O que é romantismo?

O que é o romantismo?
Será que o romantismo ainda existe nos dias de hoje?
Quem se atreve a comentar o assunto?
Bem, farei eu primeiro!
A meu ver, o romantismo está sim entre nós; sobrevive ainda que enuviado pelas atribulações da vida atual. Tentarei explicar meu ponto de vista!
O romantismo mais do que um sentimentalismo banal, algo que se fez pejorativo, é expressão de vida, dos anseios por que passa o homem em todas as suas vivências. É expressão íntima de seu contado com o mundo, das experiências do seu dia-a-dia. Daí dizer-se que só quem vive e se delicia com os prazeres da vida, de forma incondicional, pode ser um romântico!
Mais do que expressão amorosa da relação homem-mulher, o romantismo como expressão da vida, está presente no pouco, no simples, no delicado. Para vivê-lo é preciso debulhar o todo e vislumbrar cada um dos grãos que o compõe: ver a essência!
Vejam como o poeta descreve sua “Diva”! Decifra-lhe a alma, com olhar minucioso, revelando a beleza que só ele vê. Desnuda-lhe até o seu íntimo. E assim o faz em tudo! Seja ao ouvir o canto do sabiá, ao ver o correr das águas de um rio, o dançar das palmeiras. Ele dá forma particular a tudo que vê, sente, vive!
Está é minha acepção de romantismo. E a de vocês?
Nairton de Aquino
Enviado por Nairton de Aquino em 26/08/2006
Código do texto: T225407

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nairton de Aquino
Fortaleza - Ceará - Brasil, 39 anos
31 textos (16065 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 00:35)
Nairton de Aquino