A POLÊMICA TOSTÃO x BOLSA COPA

Está no ar uma polêmica envolvendo o tricampeão mundial Tostão (hoje comentarista esportivo da Folha) com Marcelo Neves, filho de outro campeão mundial, o fabuloso Gilmar dos Santos Neves, ex-goleiro do Santos e da seleção brasileira.

Marcelo criou a Associação dos Jogadores Campeões do Mundo e, por meio dessa entidade, conseguiu convencer o Governo Federal a estipular uma pensão vitalícia aos jogadores que foram campeões do mundo em 1958, 1962 e 1970. O texto que foi publicado no Diário Oficial da União e terá de ser estudado pelo Congresso, prevê um prêmio de R$ 100 mil (além de pensão vitalícia de R$ 3,4 mil por mês) para cada um dos titulares e reservas dos três mundiais, ou seus herdeiros, em caso de falecimento.

O que diz Tostão

“Não quero nem receber esse dinheiro. Discordo de tudo nele. O governo não pode distribuir dinheiro público. Se fosse assim, os campeões de outros esportes teriam o mesmo direito. E os atletas que não foram campeões do mundo, mas que lutaram da mesma forma? Além disso, todos os campeões foram premiados pelos títulos.”

O que diz Marcelo Neves

“Ele tem que parar com hipocrisia. Se o projeto for aprovado, quero ver vir a público e devolver o dinheiro. O Tostão é o único dos campeões do mundo de 1970 que não faz parte da Associação. Já conversei até com o Pelé sobre ele, que também não entende essa atitude.”

Comentário meu

Sabe-se que alguns dos ex-campeões mundiais vivem sérios problemas financeiros, mas não é justo que o Governo queira ampará-los com dinheiro público. Em 1970, Paulo Maluf era prefeito de São Paulo e decidiu presentear os craques da seleção com um Fusca. Até hoje responde pelo ato. O Governo deveria cuidar melhor dos aposentados e não de ex-jogadores. Essa conta deve ser paga pela CBF que anunciou na semana passada o seu 11º patrocinador oficial. Com a grana que recebe de Nike, Itaú, Vivo, Ambev, TAM, Traffic, Procter & Gamble, Pão de Açúcar, Volkswagen, Seara e Nestlé, dá pra arrumar a vida de todos os ex-campeões e do próprio Marcelo Neves, tão preocupado com a causa.

SIGA O BLOG "FUTEBOL ETC" NO TWITTER

http://twitter.com/marcondesbrito

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 19/05/2010
Código do texto: T2266270