A CONSTRUÇAO DO TEMPLO

“Que o sábio escute e aumentará seu saber e o homem inteligente adquirirá prudência. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”.                
                               Provérbio de Salomão

Três foram os Templos erigidos em Jerusalém. O primeiro foi o de Salomão, concluído em 986 a.C..

Todos os três Templos foram erguidos no mesmo local no Monte Moriá, parte ocidental de Jerusalém, onde, segundo reza a tradição, Abraão teria ido sacrificar seu filho Isaac.


O TEMPLO DE SALOMÃO

Tendo sido ungido rei de toda Israel, David foi o soberano guerreiro que reinou durante 40 anos sobre seu povo, sendo que durante os primeiros anos de seu governo, sua corte estava baseada em Hebron.

E para o exercício do restante do tempo, transferiu o trono e a corte para Jerusalém, comprando um pedaço de terra no Monte Moriá, onde cumprindo promessa a Deus, planejava construir um Templo ao Senhor Deus (Iahweb) de Israel, um Templo onde guardaria a Arca da Aliança, trazida do Egito.
 
David começa a planejar a obra quando inopinadamente é interrompido por um Anjo, comunicando-lhe que o Senhor não lhe permitiria construir o Templo e que este projeto seria levado a termo por seu filho Salomão um homem de paz (2 Samuel 7:1-16;Reis 5:3:-5; 8;17 1 Crônicas 17:1-14;22:6-10).


O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitetônico transmitido por David, seu pai (1Reis 6:1 1Crônicas 28;11-19).O Trabalho prossegue por sete anos (1Reis 6:37,38), em troca de trigo, cevada, azeite e vinho. Hiram rei de Tiro forneceu madeira do Líbano e operários especializados em madeira e em pedra.

Ao organizar o trabalho, Salomão convocou 30.000 homens de Israel, enviando-os ao Líbano em equipes de 10.000 a cada mês. Convocou 70.000 dentre os habitantes do país que não eram israelitas, para trabalharem como carregadores e 80.000 como cortadores (1Reis 5-15:9-20,21 2 Crônicas 2-2). Como responsável pelo serviço, Salomão nomeou 550 homens e, ao que parece, 3.300 como ajudantes (1Reis 5;16;9:22.23).


O Templo tinha uma planta muito similar à tenda ou tabernáculo que anteriormente servia de centro de adoração ao Deus de Israel. A diferença residia nas dimensões do Santo ou Santos dos Santos ou Santíssimo, sendo maiores do que o tabernáculo. O Santo tinha 40 côvados (17,8m) de comprimento, 20 côvados (8,9m) de largura e,  30 côvados (13,4 m) de altura (1Reis 6;2). O Santo dos Santos ou Santíssimo era um cubo de 20 côvados de lado (1Reis 6-20;Crônicas3-8).


Os materiais aplicados foram essencialmente a pedra e a madeira. Os pisos foram revestidos de madeira de junípero (ou de cipreste segundo a tradução da Bíblia) e as paredes interiores eram de cedro entalhado com gravuras de querubins, palmeiras e flores. As paredes e o teto eram totalmente revestidos de ouro.


Assim que ficou terminada a obra Salomão trouxe para a casa de Iahweb (Deus), tudo que seu pai David havia consagrado (prata, ouro e utensílios) e colocou-os no tesouro da casa de Deus.
Salomão então congregou todos os anciãos, sacerdotes e autoridades para fazer subir de Sião à cidade de David a Arca da Aliança. 

A  Arca que foi mandada construir por Iahweb (Deus) através de Moisés, tinha em seu interior as Tábuas com os dez Mandamentos e um pote de Mona. Consta que ao colocar dentro da Arca o cajado de Aarão no dia seguinte, estava ele florescido o que na opinião do autor comprova a vida depois da morte.

A Arca foi transportada por sacerdotes levitas. Os sacerdotes conduziram a Arca da Aliança de Iahweb e a depositaram no Santo dos Santos sob as asas dos querubins.
Quando os sacerdotes saíram, estavam todos santificados sem que fossem observadas nenhuma ordem de classes.
 
Os sacerdotes não puderam continuar os trabalhos tendo em vista o local ter sido invadido por uma Nuvem Escura, era a glória de Iahweb que enchia a casa de Deus. Então Salomão disse “Iahweb decidiu habitar a sua casa como uma Nuvem obscura. E eu construo para ti uma casa principesca, uma residência em que habitarás para sempre”.Depois o Rei se voltou e abençoou toda a assembleia de Israel.


O templo construído por Salomão e concluído em 986 a.C. foi destruído quando Nabucodonosor conquistou a cidade em 586 a.C.


 Encerramos este texto com um Provérbio de Salomão:  

Meu filho, se pecadores te quiserem seduzir, não consintas;
Ouve, meu filho, a instrução de teu pai: não desprezes o ensinamento de tua mãe. Isto será, pois, um diadema de graça para tua cabeça e um colar para teu pescoço”.

 
   


 BIBLIOGRAFIA
Autores diversos. A Bíblia – Velho Testamento Ed. Paulinas
Autores Diversos. A História – A Bíblia Contada Sextante
Avelino João. Arte Real – Madras
Silva Hailton.Cultura Geral Maçônica - Textual
       







               

Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 20/05/2010
Código do texto: T2268084
Classificação de conteúdo: seguro