Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Orkut é cultura

Uma pergunta que faz parte da conversa entre pessoas que acabam de se conhecer e até das que já se conhecem é "Você tem Orkut?". Eu não tenho mais Orkut, o que é motivo de decepção para muitas pessoas, principalmente meus alunos "xeretas".

Não tenho porque já sei o que é, participei como dona de comunidades, amiga e inimiga, anônima e e eu mesma. Tive na minha lista de amigos pessoas com quem nunca disse oi e pessoas que ainda são amigas. Gostei e desgostei, não serve mais para o meu dia-a-dia, nem meus objetivos, mas mantenho um vínculo com a coluna Orkultural desde o início.

Orkultural foi a palavra que Chris Herrmann, a idealizadora da comunidade no Orkut e da coluna em Blocos online, criou. Para muitos, é uma afronta unir Orkut e Cultura na mesma palavra. Se cultura é tudo que nos cerca, por que não? Se o Orkut nos cerca tanto, por que não?

É difícil definir cultura, acho mais aceitável quando dizem que toda produção humana faz parte da cultura e todo ser humano tem cultura, embora digam que há pessoas que não têm e inventam níveis de cultura, como cultura superior ou inferior, pseudocultura, lixo cultural e outros adjetivos que fazem com que nos tratemos de forma diferente. Excluímos o outro e o colocamos na denominação de lixo, enquanto alguns privilegiados ficam com a denominação de elite cultural.

Uma das denominações da cultura é estar na maneira de pensar, sentir e agir da humanidade. Quando há interação e construção de símbolos, padrões de comportamento e outros valores que consolidam as ações de um grupo, ele não poderia estar inserido no que se chama de cultura? E se esse grupo influencia outros, não é mais uma característica cultural? Não dá mais pra negar que o Orkut faz parte da cultura digital e que ele influencia o comportamento dos usuários, dentro e fora da internet.

Os espaços de convivência social são benéficos para a cultura. O Orkut está inserido no nosso espaço simbólico, social e cultural. As relações estabelecidas nos grupos vão formando nossa identidade cultural no mundo on-line. Muito já se discutiu sobre traição, figuras anônimas, racismo e tantos elementos que fazem parte desse mundo, como comunidades impróprias, como se fora da tela não estivessem as mesmas pessoas que participam delas. Então, que se aproveite esse espaço para discutir, investigar e acabar com esses problemas.

O que é relevante para uns, pode ser "lixo" para outros, assim definimos nosso modelo de cultura, nos aproximando pelas preferências, nos excluindo pelas preferências. Seria bom que respeitássemos as diferenças e, pré-conceitos à parte, o Orkut está sendo responsável por grande parte da discussão sobre lixo cultural. Para nós, Orkut e cultura podem andar juntos sim, e viva a Orkultural!


EDIÇÃO ESPECIAL – PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA ORKULTURAL (link partido):
www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/colunistas/
cherrmann/chindex.htm
Solange Firmino
Enviado por Solange Firmino em 09/09/2006
Reeditado em 06/11/2006
Código do texto: T236179
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Solange Firmino
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
194 textos (59237 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 13:37)
Solange Firmino