PORQUE PRECISO SER SALVO?

MANUAL PARA NOVOS CONVERTIDOS

PORQUE PRECISO SER SALVO?

A transgressão do homem no Édem, provocou o afastamento entre Criador e sua principal criatura. A partir de então, toda a humanidade nasceria condenada à morte. “Mas, Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas, tenha vida eterna”. (João 3.16). O infinito amor de Deus, foi a causa de tão grande sacrifício. “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Romanos 5.8).”

Muito bem, ser salvo significa ser livre da condenação eterna. Mas, isso só acontece quando o ser humano reconhece sua necessidade de salvação. Um escravo jamais desejará ser livre, enquanto não souber que é escravo; além disso ele ainda precisará reconhecer que é escravo e desejar ardentemente ser livre. No Brasil, na época da escravidão, muitos nasceram nesse estado, e por isso, ser escravo para estes, era uma coisa muito normal. Quando veio a abolição da escravatura, muitos não entenderam nada e até rejeitaram a liberdade, preferindo permanecer subordinados aos seus senhores da mesma forma como sempre foram. No mundo espiritual é mais ou menos a mesma coisa. Nascemos mortos em nossos delitos e pecados; portanto, escravos do pecado e consequentemente escravos do maligno, pois, ele é o pecado personificado. Temos de reconhecer o nosso estado de escravidão espiritual, que como os escravos Africanos, praticava-mos toda a sorte de imundicie a fim de agradar nossos “senhores.” Mas, agora descobrindo a aurora da liberdade, temos a nossa carta de alforria, assinada com o sangue de Cristo, vertido na cruz; deixemos o julgo da escravidão, pois, o mesmo que nos libertou nos garante a vitória! “Se pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8.36).

Não há outra escolha, ou somos salvos ou somos condenados. Não existe meio termo; ou vamos para o céu, ou iremos para o inferno. O homem irá para o céu ou para o inferno através de sua própria escolha, e essa decisão é inteiramente individual. Somos livres, antes não tínhamos direito algum de escolha, nosso destino era a morte, o inferno, a separação eterna de Deus. Antes só tínhamos o mal. Mas, agora, somos livres para escolher entre o bem e o mal. A decisão e a escolha é somente nossa; ou ouvimos a voz de Deus, ou ouvimos a voz do diabo.

Essa liberdade que nos dar o direito de escolher entre o céu e o inferno, foi conquistada somente pela infinita misericórdia de Deus. Não fizemos absolutamente nada por merecer. Cabe a nós acreditar, confiar e ter fé que essa liberdade é real. Portanto, boa escolha!

Fazer o bem à todos, deve ser uma característica de todo ser humano, principalmente dos Cristãos, porém, isso não outorga a ninguém o direito de entrar no céu. O preço da nossa liberdade, que nos dar o direito de escolher a salvação, foi pago exclusivamente pelo sangue de Jesus derramado na cruz. Amar o próximo como a si mesmo, deve ser um atributo de todo aquele que entendeu o plano de salvação e aceitou a Cristo como único e suficiente salvador. Único, fala de unidade. Suficiente, significa que não precisa de complementos.

Obviamente, que após esse estudo, concluímos que, Jesus é o único caminho e mediador entre Deus e os homens. “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (ITm 2.5). “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4.12). “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2.9-11). “E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” (Apocalipse 22.1-5).

Pr. Nonato de Oliveira.

Contatos, Convites, Pedidos de Oração e Aconselhamentos.

email: nonatodeoliveira@oi.com.br

Nonato de Oliveira
Enviado por Nonato de Oliveira em 14/07/2010
Código do texto: T2377224