SÁBADO OU DOMINGO?

MANUAL PARA NOVOS CONVERTIDOS

SÁBADO OU DOMINGO?

Essa questão de guardar ou não um dia específico da semana é totalmente irrelevante. Porém, o novo convertido deve receber todas as instruções necessárias a fim de saber responder sobre a razão de sua fé.

Aos Judeus, o sábado foi estabelecido como um sinal, ou seja uma sombra das coisas futuras; assim também, como as ofertas e sacrifícios de animais. “Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam”.(Hebreus” 10.1). Esse texto deixa claro que quando o Senhor Jeová estabeleceu a observância do sábado aos Judeus, não apenas impôs uma ordenança, mas, aplicou uma lei; e leis são feita para transgressores. Segundo a lei, guardar o sábado não significava apenas descansar, ficar em casa, ou ir ao templo. Cumprir a lei, de acordo com Levíticos e Deuteronômio era seguir regras tais como “a jornada de um sábado”. Diretrizes que nem mesmo os Judeus conseguiram cumprir. Foi por esse motivo que em muitas ocasiões, o próprio Senhor Jesus colocou em dúvida a sinceridade daqueles que o acusavam de “quebrar” o sábado. Curiosamente, em Mateus capitulo cinco, na exposição de algumas leis, como também nos outros evangelhos, em nenhum momento Jesus ratifica a guarda do dia de sábado. E mais, os apóstolos e a igreja primitiva em nenhum momento fazem alusão quanto a essa doutrina.

O estudante da Bíblia não pode jamais esquecer que em muitas vezes ela está falando exclusivamente aos Judeus; em outras, exclusivamente aos gentios; em outras, exclusivamente à igreja, e ainda em outras no sentido universal. Para entender a linguagem Bíblica, somente com humildade, sinceridade, imparcialidade, submissão e especialmente na total dependência do Espírito Santo.

Cremos que o Senhor Jeová “não se cansa e nem se fadiga.” A simbologia Bíblica se aplicada no sentido espiritual de maneira correta, descobriremos que a Bíblia é um livro simples. Se Deus não se cansa, como explicar que Ele descansou no sétimo dia? Obviamente entendemos, que quando alguém descansa é porque está cansado; porém, isso colocaria Deus numa posição delicada. Pois, como confiaríamos em um Deus limitado, fraco e que se cansa? Entretanto, quando é que um filho dar descanso ao seu pai? Não é quando lhe é obediente? Pois é, o Senhor Jeová esperava que os Judeus lhes fossem fieis e obedientes pelo menos um dia por semana, mas infelizmente eles falharam.

Concluímos que o sábado do Senhor é um coração quebrantado e uma obediência irrestrita. Se mantivermos uma vida de fidelidade, todos os dias será um maravilhoso dia de sábado. Quando o Senhor Jeová criou o homem e o pôs no jardim, diz as Escrituras que o Senhor descansou. Sim, descansou porque Adão lhe era obediente. Mas, no momento em que o homem pecou, desobedecendo a ordem de Deus; o descanso acabou. É isso, filhos rebeldes não podem dar descanso ao Pai, até porque, eles também vivem cansados. Mas, graças à Deus que ainda há um repouso para aqueles que se aproximam de Deus. “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo... Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus”.(Hebreus 4.2,3,9).

O Senhor descansou no sétimo dia, não porque estivesse cansado, mas para indicar a conclusão da criação. O mundo estava perfeito e Deus, o Senhor Jeová estava muito satisfeito. Esse repouso é uma prévia da nossa alegria eterna, quando a criação será renovada e restaurada. Toda marca do pecado será removida e o mundo será novamente, só que agora eternamente perfeito. Nosso sábado começa quando confiamos que Ele completará a sua boa obra em nós.

Nós também, não guardamos o domingo. Nos reunimos especialmente nesse dia, a fim de aproveitarmos a folga semanal instituída pelas leis Brasileiras para dar ao Senhor a adoração que lhe é devida. Mas, não fazemos diferença entre dias e dias. Busquemos ser fieis todos os dias, e todos os dias será um grande dia de sábado santificado ao Senhor.

Pr. Nonato de Oliveira.

Nonato de Oliveira
Enviado por Nonato de Oliveira em 15/07/2010
Código do texto: T2378806