POSSO TER UM SANTO PREDILETO?

MANUAL PARA NOVOS CONVERTIDOS

POSSO TER UM SANTO PREDILETO?

Claro que não! Ter um santo predileto é idolatria. A idolatria é algo terrível, e a mesma é condenada pela Bíblia do Gênesis ao Apocalipse.

Alguns dos santos que ouvimos falar, até existem, porém, segundo as Escrituras, eles não devem ser venerados ou adorados; até porque eles não possuem poderes e no momento estão incapazes de se revelarem aos homens. Alias, eles também sabem que a idolatria é abominável ao Senhor, e sabem também que Deus requer adoração exclusiva. Se algum desses santos tivessem acesso aos homens e aceitarem voluntariamente adoração, estarão caindo no mesmo erro de lúcifer; que um dia teve a infeliz intenção de ser igual a Deus. Além do mais, não sabemos quem realmente é santo. Nós vemos a aparência, o exterior. Somente o Senhor conhece o interior do homem. Ele conhece os segredos do coração do ser humano. Por isso, se pudéssemos ver o céu pelo lado de dentro agora, certamente ficaríamos surpreendidos, pois quem pensamos está lá, não estar. E quem jamais passou pela nossa cabeça que estaria ali; ali estar.

Veja alguns trechos da Bíblia em que falam sobre a idolatria: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”.(Êxodo 20.3,5). “Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum”.(Habacuque 2.18,19). “Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR vosso Deus”.(Levítico 19.4). “Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam”.(Salmos 115.4-8). “Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos”.(Isaias 2.8). “E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar”.(Apocalipse 9.20). “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”.(Apocalipse 22.15).

A idolatria fere frontalmente a soberania de Deus e provoca sua ira, trazendo toda espécie de maldição sobre a terra. Eis um dos grandes motivos de tantas tragédias na natureza e de tantas pragas, doenças, fomes, violência, corrupção e catástrofes mundiais. “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”.(Romanos 1.18-25).

Há centenas de outros textos sobre esse assunto. Mas, creio que os citados são suficientes. Se podemos falar direto com o Rei, porque mandar recados através dos súditos? A falsa modéstia é um sinal comprobatório de hipocrisia e falta de fé. Pois, o amigo do dono da festa possui acesso direto.

Pr. Nonato de Oliveira.

Nonato de Oliveira
Enviado por Nonato de Oliveira em 15/07/2010
Código do texto: T2378821