QUAL A ORIGEM DA IGREJA?

MANUAL PARA NOVOS CONVERTIDOS

QUAL A ORIGEM DA IGREJA?

A igreja foi fundada por Jesus. Em seus três anos de ministério, Cristo, Ele mesmo sendo a pedra principal preparou a base da igreja , em que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Pedro, assim como nós, somos pedrinhas de uma grande construção. Parece que estamos ouvindo a voz do Mestre amado que ao olhar para Pedro disse: Pedro, tu és pedra! E apontando para si mesmo, completou: E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja! “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”; (Mateus 16.18).

Uma obra tão grande, jamais poderia ter como base a estrutura de um simples mortal, ainda que muito nobre. Somente o Senhor Jesus, através do seu sacrifício na cruz, poderia ser um tão forte fundamento. “Ainda não lestes esta Escritura: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Esta foi posta por cabeça de esquina;” (Marcos 12.10).

O próprio apóstolo Pedro, deu testemunho de que Jesus é a base, o fundamento da igreja: “E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (IPedro 2.4-9).

Portanto, a igreja foi fundada em Jerusalém pelo próprio Cristo. Após três anos de preparação, finalmente chegou o grande dia num monte chamado Gólgota. Após a morte de Jesus, por alguns dias os discípulos se mantiveram escondidos por medo dos Judeus; mas, logo depois de comprovarem que Ele havia ressuscitado, saíram em campo anunciando as boas novas do evangelho. Agora, sem medo e com muita ousadia, Pedro pregou a palavra de Deus e quase três mil pessoas aceitaram a Cristo como seu salvador. (Atos 2.41).

Pedro, foi um dos grandes líderes da igreja primitiva, e na maior parte de sua vida manteve sua base de atuação em Jerusalém. Mas, sem sombra de dúvidas, Jesus foi o fundador da igreja, e até hoje, através do Espírito santo, coordena a missão do povo de Deus na terra. A nós, nos resta obedecer, e sem relutar, cumprir essa tão nobre tarefa que nos foi confiada: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16.15,16).

Pr. Nonato de Oliveira.

Nonato de Oliveira
Enviado por Nonato de Oliveira em 19/07/2010
Código do texto: T2387154