Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MINHA TERRA NATAL

Feira de santana não é mais aquela cidadezinha do interior,como ainda ouve-se dizer,agora ela está bem desenvolvida, formosa e com ar de metrópole.
É prazeiroso ver seus prédios modernos,suas praças belas e acolhedoras,e seus veículos motorizados de um lado para o outro em seu constante tráfego,esse desenvolvimento é bastante aprazível, más não se pode esquecer da história e da cultura de um povo.
Feira de santana era uma paisagem onde se estendia olhos D'agua,fontes,minadouros,lagoas.O local começou a ser habitado a partir das paradas,que faziam os viajores do sertão,para dar de beber  a si e aos seus animais.A feira de gado originou-se desse contato entre toda essa gente,que depois de saciar a sede naqueles inumeros mananciais faziam negociações.A cidade foi chamada primeiramente de "santana dos olhos D'água",devido justamente a essas fontes de agua natural.Ali entre aqueles poços de água,foi construído uma casa onde os vaqueiros,tropeiros e o povo em geral se reuniam para comercializar seus produtos.Hoje essa casa chama-se "casarão olhos D'agua" e tornou-se um monumento histórico de Feira de santana.
Depois disso foi só crescimento e com tanto desenvolvimento os seus habitante reivindicaram em 1829 a emancipação da cidade ao imperador D.Pedro II.
Quem hoje visíta Feira de santana não imagina que ali onde os carros trafegam funcionava uma feira-livre imensa onde vinha gente de toda parte para comprar e vender.Hoje onde se encontra a praça da bandeira,antes haviam:barracas,balaios,moringas,esteiras,onde os feirantes vendiam:feijão,arroz,farinha,galinha caipira e outros produtos,ao som de repentistas que se apresentavam para vender seus folhetos de cordel.
Hoje onde se encontra o mercado de arte,funcionava o mercado de carne,onde também outrora fora um centro carcerário.
A praça da matriz,quem diría,era afazenda de Domingos barbosa de Araújo e Ana Brandoa,onde tinha erguida uma capela para homenagear Santa Anna.
Hoje onde funciona o cetro universitário de cultura e arte(cuca),era o local onde as primeiras professoras tiveram qualificação profissional para alfabetizar os moradores.Logo mais adiante,na mesma rua,a rua direita(primeira rua de feira),que hoje se chama conselheiro franco,respirava música a primeira filarmônica da cidade,chamada 25 de março.
O antigo batalhão da polícia militar,atual palacío do menor,foi  construído para abrigar D.Pedro II,que visitou a cidade em 7 de novembro de 1859,más ele ficou instalado em um sobrado,onde hoje é o edifício mandacaru,por causa de divergêncas politícas e crise financeira.
A mudança mais radical em Feira de santana,que abalou todo o povo, foi o fim da "Babel sertaneja",a mais tradicional feira-livre do nordeste.Em 10 de janeiro de 1977 o então prefeito José Falcão da Silva,fez um decreto condenando à morte, a mais importante e autêntica manifestação popular já vista por esta santana dos olhos D'agua.A feira-livre era uma atração turistíca que lotava ônibus que traziam pessoas de todos os lugares e atraía famosos como:Jorge amado,Di cavalcanti,Jean Paul Sartre e simone Deauvoir.Más a feira reabriu no dia seguinte um pouco mais abaixo no centro de abastecimento que foi criado durante dez anos justamente para essa finalidade.
Más nem tudo mudou na cidade,na praça dos remédios continua a mais antiga igreja,com o mesmo nome,nossa senhora dos remédios e pouco adiante está a praça onde sobrevive o casarão frões da mota.
È importante que seus filhos quem foi como surgiu,para ter orgulho de sua naturalidade.È preciso relembrar o passado,festejar o presente,a cultura e o desenvolvimento,viva a festa de santana,babel sertaneja,parabéns aos teatros,universidades,viva a fazenda de Domingos Barbosa de Araujo e Ana Bradoa,viva a praça da matriz,viva santana dos olhos D'agua,viva a feira,e viva feira.


CURIOSIDADES:
FEIRA DE SANTANA TEM CERCA DE TRINTA AVENIDAS E MAIS DE QUATRO MIL RUAS.

O PRIMEIRO BAIRRO DE FEIRA A SER CRIADO FOI O OLHOS D'AGUA.

EM 1919 ELA RECEBEU O TÍTULO DE PRINCESA DO SERTÃO.

A PRIMEIRA AVENIDA A SER CONSTRUIDA FOI A SENHOR DOS PASSOS.

FEIRA DE SANTANA TEM A PRIMEIRA MICARETA DO MUNDO QUE OCORREU EM 27 DE MARÇO DE 1937.

FEIRA DE SANTANA COMPLETA 173 ANOS NO DIA 18/09/2006

FEIRA DE SANTANA É A SEGUNDA MAIOR CIDADE DO ESTADO BAIANO



      ESSE TEXTO FOI FEITO A PARTIR DE MUITAS PESQUISAS
      EM LIVROS,REVISTAS E JORNAIS.
Fagner Guíner
Enviado por Fagner Guíner em 13/09/2006
Reeditado em 20/09/2006
Código do texto: T239383
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fagner Guíner
Feira de Santana - Bahia - Brasil
2 textos (153 leituras)
6 áudios (1424 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 11:35)
Fagner Guíner