Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Academia Brasileira de Letras - ABL


A cultura brasileira em potencial

Numa opção inteligente, isto é, substituindo as desgastantes e infrutíferas idas às sessões da Câmara Municipal de Miguel Pereira, compareci assiduamente, no período de 09 a 29  de outubro de 2003, representando o Jornal Folha Democrática, ao importante Seminário de Jornalismo  e Literatura, realizado pela Academia Brasileira de Letras. Durante algumas horas tive o privilégio de conviver com cidadãos que, não apenas dignificam a cultura nacional, como também valorizam, em sua essência, a língua portuguesa, contribuindo para uma amplitude de conhecimentos das pessoas interessadas, como é o meu caso.
O polêmico assunto jornalismo e literatura foi abordado pelos palestrantes nos mais diversos aspectos, concluindo-se de maneira geral, como enfatizou o Embaixador Alberto da Costa e Silva, presidente da ABL na época, ser o jornalismo uma atividade gêmea da literatura e as duas utilizam a palavra para influenciar os que lêem.
Dentre as pessoas presentes com as quais dialoguei a respeito do magnífico evento, registrei o nome da Dra. Gecy Cândida da Silva, advogada, escritora e ecologista, por ter sido ela uma das responsáveis pelo grandioso projeto DE OLHO NO PARAÍBA, de interesse da região Sul-Fluminense, cujo Fórum de Debates foi realizado na cidade de Vassouras, no período de 13 a 15 de novembro de 1998, quando estive presente ainda na condição de jornalista do brioso Jornal Folha Democrática de Paty do Alferes. A Dra. Gecy é oradora oficial da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB , membro da Academia Nacional de Letras e Artes, do Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes - CEBLA e da Academia Pan Americana de Letras e Artes, onde ocupa a cadeira Euclides da Cunha.
A Academia Brasileira de Letras está levando efeito no período de 20 de abril a 23 de novembro de 2006, o importante seminário intitulado “Brasil, Brasis”, constituído de nove mesas redondas, em que setores políticos, sociais, culturais e artísticos brasileiros estão em debate. As informações e reservas poderão ser obtidas através do telefone (21) – 3974-2526 e a entrada é franca.
Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 14/09/2006
Código do texto: T239747
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Miguel Pereira - Rio de Janeiro - Brasil, 75 anos
367 textos (105518 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 11:55)
Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)