?type=photo&id=84424&maxw=520&maxh=1024 
Memórias de um velho.
 
 
 Memórias de um pobre velho em um asilo, dias antes de sua morte.


Agora, já não falo mais. 
Minha tênue voz pouco chamaria atenção de qualquer meu semelhante e pouco influenciaria  minha forma de pensar e falar.

Olho para o horizonte a procura do infinito.

Neste olhar sempre sinto as recordações de minha vida.

Vejo que todos os olhares de meus atendentes e visitantes são complacentes e de uma tristeza quase infinita.

Mas o que sinto no meu interior difere destes olhares empobrecidos do passado e alienados de um futuro.


Infância

Sinto, aqui e agora,  a minha infância, quando tinha sete anos e meus pais me levaram até a escola para eu aprender a ler e escrever.

Minha professora falava alto, gritava com meus amiguinhos, pedia atenção,  ministrava castigos corporais e  nos dava algumas tarefas escolares que eu sempre fazia com dificuldades,  ao chegar em casa.

Minha mãe reclamava que tinha os pés sujos de pó ou lama. Mesmo tendo sapatos, andava descalço como os demais amigos e amigas que não tinham calçados.

Meu uniforme escolar, sempre tinha manchas amarelas e escuras. Eram "engomados", brancos, mas se "amarelavam" como um passe de mágica, logo após o primeiro uso.

Nem me lembro qual o motivo. Mas isto, pouco importa.
Nada mais vai mudar.


Juventude

Sinto ser aquele jovem de 18 anos que ao terminar o segundo grau foi com orgulho servir a pátria como soldado nas fileiras de uma unidade das Forças Armadas do Exército Brasileiro.

Minha amizade ampliou com a  mesclagem da cultura de muitos outros jovens provenientes de múltiplas famílias e comunidades do Brasil.

Meus conhecimentos de civismo, instruções militares, maneabilidade e vivência em matas, armamento e tiro, disciplina e responsabilidade individual e coletiva ainda são marcantes em minha vida e na forma de meus pensamentos. 

Ainda, neste período, conheci uma jovem, que pela minha juventude dizia estar apaixonada pela minha forma de ser e pensar e começamos um namoro logo após o encontro de nossos primeiros olhares. 

Inicialmente com timidez, por parte dela.

Por meses, só um namoro de mão na mão com  uns furtivos e parcos beijos linguais.

 
Sentia um furacão na parte inferior do meu ser, ao beijá-la e me descontrolava constantemente com o acréscimo avolumado de minha virilidade. 

Sentia que ela, discretamente, gostava.
E eu,  adorava, pois sabia que teríamos, juntos, momentos memoráveis, num breve futuro.
Queria, naquela época, ser um poeta para ter descrito este período amoroso e de paixão.

?type=photo&id=183952&maxw=520&maxh=1024

 Casamento

Aos vinte e três anos, com a anuência de todos familiares e amigos, houve a união definitiva de dois jovens sonhadores.

 A igreja foi ricamente decorada com flores naturais e com a benção de um padre católico,  com um ritual romano,  foi realizado o casamento religioso.

Ainda me lembro de muitos detalhes e algumas fotos de meu velho álbum, comprovam a alegria de todos os presentes neste evento.

O oficial do  Cartório de Registro Civil das pessoas naturais, fez o registro para a Certidão de Casamento, no regime de comunhão universal de bens,  na casa dos pais da noiva, onde foram feitos os festejos comemorativos.


Chovia  torrencialmente neste dia. 

Chovia em demasia, talvez o dia mais chuvoso das últimas décadas nesta localidade.
Os jornais locais noticiaram que quase todas as ruas  da cidade ficaram alagadas.
 
E na casa da noiva, onde foi realizado os festejos e almoço do casamento, a chuva desrespeitou o telhado e pingava no interior da casa.

A correria e a preocupação era generalizada, pois muitos convidados ficaram com muitas dificuldades em chegar ao local dos festejos.  A água, por poucos centímentros,
quase tomou conta do piso da casa.

Chuva excessiva diziam meus antepassados, era previsão de muita alegria futura e boa sorte.

Filhos e netos

 A perpetuação de nossos gens e de nossa passagem pela terra se concentra em nossos descendentes diretos e consanguíneos.

Com o passar dos tempos a união amorosa fez com que a ânsia da vida deixasse marcas na vida familiar com o surgimento de nossos filhos.

?type=photo&id=327642&maxw=520&maxh=1024

Desde a concepção uterina, a gravidez e o nascimento, o nosso aprendizado foi uma constante na nossa vida e na vida de nossos filhos.

A educação escolar  dos filhos no primário, segundo e terceiro grau foram motivos de alegrias e de preocupações contantes daqueles que um dia sonharam em sentir que a vida poderia proporcionar alegria, aprendizado  e aprimoramento constante em todas as dimensões vitais.

Quando os filhos terminaram seus estudos acadêmicos nas  universidades, as perspectivas profissionais ficaram mais evidentes e seus desejos seriam possíveis de se concretizar.

E os filhos escolheram suas companheiras como  seus amores e surgiram novos descendentes desta genealogia, deste ramo familiar que amplia a noção universal desta caminhada rumo ao infinito e ao desconhecido.

?type=photo&id=83565&maxw=520&maxh=1024 

Velhice

Ao envelhecer,  neste local longínquo de abraços e afetos, sinto profundamente que a vida dos outros é infinita, a minha vida, agora, quase finita.

?type=photo&id=327640&maxw=520&maxh=1024 

Sinto, no meu âmago, que a ânsia da vida chegou ao seu final.

As lembranças me alegram e me deixam triste.


Sinto o entardecer desta vida que está com o último  raio  na esperança de um horizonte sem volta.
Viver, foi bom.
 



?type=photo&id=83578&maxw=520&maxh=1024 ?type=photo&id=83554&maxw=520&maxh=1024 
 
Foi bom, viver!
?type=photo&id=160764&maxw=520&maxh=1024