Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tudo passa

Contou o amigo: ele estava exausto diante das dificuldades; sua vida era povoada de situações difíceis e embaraçosas. Recebia ingratidão, passava por privações, estava enfermo. Era incompreendido, caluniado...
No auge da dor, mas sem revolta, pediu conselho a um amigo muito próximo. Buscava uma orientação que o ajudasse a enfrentar os momentos difíceis, uma frase que fosse um caminho talvez... Mas precisava de algo que o sustentasse diante das calúnias e das dificuldades que se acentuavam.
O amigo prometeu buscar ajuda, consultar alguém mais experiente. Algumas semanas depois, vividas com muita expectativa à espera de um ponto de apoio, o amigo voltou e disse trazer uma resposta. Ele postou-se ansioso.
Então, disse o amigo: escreva, é apenas uma frase.
Uma frase?, argumentou... Sim, uma frase, escreva.
Qual é a frase? E o amigo ditou: tudo passa...
Só isso? Como assim?
Sim, repetiu o amigo. Esta é a orientação que foi dada. E continuou:
Tudo passa. Os momentos bons passam; os momentos ruins também passam.
Portanto, repetiu: tudo passa.
Ambos ficaram em silêncio.
Ele refletiu e percebeu a sabedoria da frase: tudo passa!
É verdade, percebeu.


A lição valiosa cabe para todos nós. Os momentos difíceis passam, trazendo-nos outros de serenidade e alegria. Esses também passam e trazem outros mais dolorosos ou difíceis. Todos, porém, como oportunidades de aprendizado.
A vida é feita de momentos. Uns felizes, outros nem tanto. Mas todos importantes e todos passam, esperando que possamos tirar aprendizado de todos eles.
Por que atormentar-se nos momentos difíceis e dolorosos? Eles vão passar...
Por que exagerar nos momentos felizes e alegres se eles também vão passar?
A lição valiosa foi vivida por Chico Xavier. Ele pediu a Emmanuel que buscasse com Maria de Nazaré uma receita de superação das dificuldades pelas quais passava. Ele disse que tentaria obter uma orientação. Voltou e trouxe a receita: tudo passa!
Enfrentemos, pois, com serenidade, paciência e tolerância os momentos difíceis, sabendo que eles passarão. Estejamos preparados, contudo, para os momentos alegres e doces que também passarão.
Diz-se que Chico pregou a frase num cartaz na porta do quarto ou do guarda-roupa, para ler diariamente...
Se você, meu amigo ou minha amiga, passa por dificuldades, sejam quais forem, erga a cabeça e continue. Confie na vida, pois esta conspira a seu favor. De momento a momento, todas as circunstâncias modificam-se e você verá que o que era intransponível hoje, amanhã será facilmente contornável... Confie! Prossiga com firmeza! É preciso confiar e prosseguir. Sem temor!
Orson
Enviado por Orson em 18/09/2006
Código do texto: T243158
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Orson
Matão - São Paulo - Brasil, 56 anos
298 textos (94299 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 14:09)