Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Mera coincidência

Existem fatos interessantes na vida. Seriam apenas coincidências? Não creio. Quem já não viveu situações e circunstâncias incríveis que denotam claramente um planejamento anterior, ainda que não tenhamos qualquer participação.

            Fatos históricos podem ser analisados, em sua abrangência, principalmente depois que seus personagens já estão todos falecidos e que mostram essa realidade. Isto está na vida de uma nação, de uma família, de uma cidade e mesmo na vida individual.

           Breve pesquisa biográfica de grandes ou pequenos vultos da história humana mostra os interessantes fatos, muitas vezes dramáticos ou cômicos, que marcaram suas vidas e encontraremos a crua realidade que os acontecimentos ocorrem em função de uma variedade infinita de fatores determinantes e planejados, prós e contra o êxito ou fracasso dos próprios acontecimentos,  que alteram completamente o rumo dos acontecimentos e inúmeras vezes ocasionam tragédias ou determinam autênticos surtos de progresso.

            Pense comigo, amigo leitor: seria apenas coincidência o sucesso de Pelé no futebol? Negro, portanto sujeito a preconceitos (infelizmente ainda existentes), tornou-se o Rei do Futebol e levou o nome do país para todo o planeta. Pensemos ainda nas circunstâncias de morte do Presidente Tancredo Neves no dia da própria posse, e exatamente no dia 21 de abril (outra data histórica para o Brasil)...

           Pondere-se ainda na morte de Ayrton Senna, nos ataques aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, ou às invasões do Afeganistão e Iraque. Busquem-se os dados biográficos de gênios (em todas as áreas) ou inventores, heróis anônimos ou famosos, etc. e sempre encontraremos aparentes e impressionantes coincidências que devem merecer nossa maior atenção.

            Nada deve nos impressionar, todavia. Estamos todos, conscientes ou não desta realidade, submetidos a um grande planejamento da própria vida (leia-se Deus e sua sabedoria), que tudo conduz para o bem, a felicidade e o progresso. Os fatos considerados trágicos ou difíceis muitas vezes revelam um sábio planejamento, embora também signifiquem o resultado de planos advindos de mentes perturbadas e desequilibradas que infelicitam a mente humana, os quais, todavia, geram conseqüências danosas para seus autores.

            Não estamos, porém, entregues ao acaso ou ao abandono. Deus permite que nossas ações impensadas ou precipitadas gerem conseqüências de aflições e sofrimentos para que aprendamos a agir com justiça e bondade.

            Mas, o leitor deve estar se perguntando: onde o autor quer chegar?

            Simples, vivi uma coincidência incrível com a edição de 30 de outubro deste semanário. No dia em que o jornal é colocado “no ar” (pela Internet) e inicia-se sua distribuição (sexta, 29), quando publiquei o artigo Há 30 anos, citei a interna Thereza de Mello (aliás o nome correto é Tereza Maria de Jesus), do Lar Espírita José Gonçalves (de Mineiros do Tietê), inclusive com foto dela mesma (afinal dia 29 foi seu aniversário). Pois ela faleceu no mesmo dia do artigo publicado! Nossa! Incrível!

            Coincidência? Não creio realmente. Ela é personagem símbolo daquela casa assistencial. Merece ser homenageada. E o fizemos sem perceber, sem querer...  É como se a vida nos convidasse a orar por ela, em gratidão e respeito como merece qualquer ser humano, esteja onde estiver, como estiver. Muito querida na instituição, deixa-nos saudades e gratidão no coração pela oportunidade da convivência.
Orson
Enviado por Orson em 21/09/2006
Código do texto: T245671
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Orson
Matão - São Paulo - Brasil, 56 anos
298 textos (94348 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 16:02)