CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

A LÍNGUA DE CAMÕES


O português é conhecido como "A língua de Camões" (em homenagem a Luís Vaz de Camões, escritorportuguês, autor de Os Lusíadas) e "A última flor do Lácio" (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritorbrasileiroOlavo Bilac.Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma "doce e agradável".

Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro império colonial e comercial europeu, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo, estendendo-se desde as costas africanas até Macau, na China, ao Japão e ao Brasil, nas Américas. Como resultado dessa expansão, o português é agora língua oficial de oito países independentes além de Portugal, e é largamente falado ou estudado como segunda língua noutros. Há, ainda, cerca de vinte línguas crioulas de base portuguesa. É uma importante língua minoritária em Andorra, Luxemburgo, Paraguai, Namíbia, Maurícia,Suíça e África do Sul. Além disso, encontram-se em várias cidades no mundo numerosas comunidades de emigrantes onde se fala o português,como em Paris na França, Hamilton, nas Ilhas Bermudas, Toronto, Hamilton, Montreal e Gatineau noCanadá, Boston, Nova Jérsei e Miami nos EUA e Nagoya e Hamamatsu no Japão.

Com mais de 260 milhões de falantes, é a quinta língua mais falada no mundo, a mais falada no hemisfério sul, a terceira mais falada no mundo ocidental e é uma das línguas alfabeto latino. Além de Brasil e Portugal é oficial em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 13 de julho de 2007, na Guiné Equatorial,[13][14] sendo também falado nos antigos territórios da Índia Portuguesa (Goa, Damão, Ilha de Angediva, Simbor,Gogolá, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli) e em pequenas comunidades que faziam parte do Império Português na Ásia como Malaca, na Malásia e na África Oriental comoZanzibar, na Tanzânia. Possui estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul, naUnião Africana, na Organização dos Estados Americanos, na União Latina, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP).

escribalice
Enviado por escribalice em 01/09/2010
Reeditado em 01/09/2010
Código do texto: T2473191

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
escribalice
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
872 textos (39413 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/04/14 07:18)

Site do Escritor