2010 - O ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

ARTIGO - REVISTA WOMEN’S MAG AGOSTO

Um dos temas de grande destaque no foco da sustentabilidade é a preservação da biodiversidade. O Termo biodiversidade de forma resumida, descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. Estas riquezas por sua vez, resultam em boa parte da matéria prima consumida pelo ser humano, ou seja, sem a preservação da biodiversidade nosso futuro e qualidade de vida está seriamente ameaçado.

Recentemente a pesquisa intitulada "A economia dos ecossistemas e da biodiversidade" revelou alguns dados alarmantes e que requerem uma atenção especial.

• Atualmente, mais de 60% de todos os ecossistemas do planeta estão ameaçados;

• Desse total, 35% são mangues e 40% florestas;

• A demanda por recursos naturais excede em 35% a capacidade do planeta Terra;

• Entre 2000 e 2005, a devastação das florestas na América do Sul foi de 4,3 milhões de hectares;

• Do total de hectares devastados, 3,5 milhões foram registrados no Brasil;

• O prejuízo anual com o desmatamento é de US$ 2,5 a 4,5 trilhões de dólares à economia global - o equivalente a jogar no lixo todo o PIB do Japão, o 2º maior do mundo.

Isso chama atenção e nos pressiona a refletirmos sobre a seriedade do momento que estamos vivendo, sobre a necessidade de mudarmos de paradigma e de encararmos a sustentabilidade, não como a “bola da vez”, mas como um tema de indiscutível importância mundial.

A Biodiversidade é responsável pelo equilíbrio da natureza, da vida como um todo no planeta, e precisamos reconhecer esse valor incalculável como importante e sério, pois somente por meio da conscientização individual e coletiva é que conseguiremos de forma prática reverter essa ameaça e assegurar as futuras gerações.

Larissa Feitosa
Enviado por Larissa Feitosa em 05/09/2010
Reeditado em 30/03/2019
Código do texto: T2480672
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.