Comer, beber e...amar.

“Nada seria mais tedioso do que comer e beber, se Deus não tivesse feito disso um prazer, além de uma necessidade.”- Voltaire

 
COMER

É enorme a diversidade das comidas típicas de cada região do Brasil.

No Sul
Churrasco é o  preferido do povo do Rio Grande do Sul, seja no espeto ou na grelha. Povo que gosta de comidas simples, como o arroz .Arroz Carreteiro: feito de charque de carne bovina e arroz.
Quibebe: Pirão de abóbora
Puchero: Sopão com vegetais e carne de peito, costela ou até linguiça.Rabada: Preparado com rabo de boi e muito cheiro verde, pimentão, tomate, vinagre e suco de limão.
Costela assada no fogo de chão
Carne assada na grelha
Os principais pratos típicos de Santa Catarina são: Peixe com pirão, frutos do mar, churrasco, Eisben que é o joelho de porco ensopado, carneiro na brasa, costela assada, massa, polenta, chucrute e marreco.
No Paraná os pratos típicos são: Barreado, churrasco feito no fogo de chão, carne de porco, polenta, virado de feijão, arroz carreteiro, peixe grelhado, feijoada, purê de batata.

No norte:
Base de peixes, o pirarucu e o tucunaré com pirão.
a pescada paraense, o pato ao tucupi e o tacacã.
É possível também saborear jacarés, aves e animais silvestres, carne de paca, de tartaruga e frutas típicas.
Sorvetes de açaí, cupuaçu, manga, taperebá, uxi, graviola e muruçi, buriti oferecidos também na forma de doces.

No centro-oeste:
Mato Grosso do Sul
Prato típico é a mojica, que é feita com o pintado. Peixes são muito consumidos:pacu, pacupeba, piabucu, piraputanga e dourado.
Goiás – Os pratos  são: arroz com pequi, guariroba, leitão assado, empadão goiano, galinhada, tutu com lingüiça, couve, torresmo, quiabo refogado, biscoito de polvilho, manjar branco com calda de ameixa, pimenta-bode e a jurubeba muito apreciada pelos goianos.
Mato Grosso
–  – A maioria dos pratos de peixes e carne,arroz de carreteiro com charque, moqueca de peixe, pacu assado, caldo de piranha, doces de abóbora, mamão, cajú, licor de pequi, etc.
DF
 – Em Brasília, você encontra de tudo: pato no tucupi, feijoada, churrasco, galinha ao molho pardo, enfim, além da influência estrangeira, há uma mistura da culinária das regiões do Brasil.

No Nordeste:
 

Abarás e acarajés, na Bahia. Ante-pastos aos vatapás e às moquecas de peixe, de ostras, de camarões, iguanas douradas pelo azeite de dendê, sopas de peixe, escaldados, cozidos, casquinhas de caranguejo, frigideiras de siri mole e cavaquinhas. Na cozinha nordestina há pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro e aves, tripas à sergipana,carne de sol, xinxim de galinha e galinha d’Angola de Teresina,a feijoada à alagoana, o cozido à baiana, o mocotó e o bobó de inhame.
Sobremesas: cocadas, sorvetes e refrescos feitos com frutas típicas, como taperebá, manga, araçá, cajú e pitanga, graviola e mangaba.
 
No Sudeste:

No Rio a feijoada criada, na época colonial, pelos negros.
Mergulhada em denso caldo de feijão preto, temperado com alho, folhas de louro e cebola, esconde-se uma fartura de carnes: carne-seca, paio, chouriço, lingüiças variadas, costela, costelinha, toucinho defumado,partes suculentas de carne bovina, como a alcatra e o peito, acompanhadas de couve desfiada, farofa e laranja picadinha. E, para temperar, um pouco de molho de pimenta.
São Paulo é conhecida como a Capital Gastronômica Mundial devido aos seus inúmeros restaurantes de comidas internacionais. Churrascarias e pizzarias completam os paladares mais exigentes mas São Paulo conserva especialidades próprias, com destaque para a galinha d’Angola à paulista, as empadinhas de Cananéia, o cuscuz paulista e a capivara à caipira.

Já no Espírito Santo,tortas capixabas, às moquecas de camarão, de peixe, de siri. Tudo rigorosamente acompanhado de pirão.
No Estado de Minas Gerais, a galinha ao molho pardo, a leitoa pururuca e o tutu de feijão com torresmo e couve picada, feijão tropeiro. o frango com quiabo, o arroz-de-suã e a canjiquinha de milho verde com costela, peixes de pele,doces em calda, cristalizados, pão de queijo e um bom bocado de queijo de Minas. 
 

"Só se deve beber por gosto: beber por desgosto é uma cretinice." - Mário Quintana

 BEBER:

A Cachaça é a bebida típica brasileira.
Cervejas,vinhos, licores e destilados bem como refrigerantes e chás de todo tipo são aquí consumidos.
O chimarrão (quente) e o tereré(gelado)  -de erva mate, são consumidos em todo o sul e também no Mato Grosso do Sul.


"Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção."
(Antoine de Saint-Exupéry)


AMAR

Amor, diz qualquer cousa que eu te sinta!
— Compreendo-te tanto que não sinto,
Oh coração exterior ao meu!
Fatalidade, filha do destino
E das leis que há no fundo deste mundo!
Que és tu a mim que eu compreenda ao ponto
De o sentir...

(Fernando Pessoa)

Amar é

Viver belos momentos
Com a escolhida
Doces encantamentos
Abençoada vida.
Amor verdadeiro?
Só o incondicional
Tem que ser por inteiro
Amor, entrega total!

(Maurélio Machado)

 




Este texto faz parte do Exercício Criativo - Comer, Beber e...
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/comerbebere.htm


Obs.As comidas e pratos típicos foram pesquisadas em vários sites da internet.