Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

AROMATERAPIA

O TERMO "AROMATERAPIA" é aplicaddo a um ramo especial da fitoterapia (terapia com ervas), e é formado de duas palavras: "Aroma", que significa ," cheiro agrádavel e " terapia", tratamento que visa a cura de uma indisposição mental ou física. Literalmente, seria um tratamento que utiliza aromas. Neste caso os aromas não são perfumes, mas sim óleo essencial de plantas, valorizado por suas propredades terapêuticas.

Os óleos essenciais são extraídos de plantas e podem ser usados para tratar todos os sistemas do corpo, distúrbios mentais e desequilíbrios emocionais.

Há Várias maneiras de usar os óleos essenciais. massagens, inalações de vapor, banhos, cremes, sabonetes líquidos, gel , xampú, gargarejo e também puros, diluidos sobre a pele.

As culturas mais antigas como a Hindu e a Chinesa valorizavam textos e documentos históricos da medicina aromática como de suma importância para o tratamento da saúde e principalmente da espiritualidade. Mesmo Hipócrates que é considerado o pai da medicina usava naquele tempo a aromaterapia até para erradicar pragas como a de Atenas. No entanto, as tradições mais interessantes vem do Egito, quando médicos do mundo todo lá iam para apreender a cura pelos aromas com os mestres de então.

Acredita-se que a aromaterapia foi trazida para o mundo ocidental no tempo das cruzadas. Mas ironicamente, a pesquisa científica levou ao crescimento da indústria farmacêutica e ao descaso com os remédios derivados de plantas.
Os óleos essenciais entram no corpo por inalação e por absorção através dos poros da pele. Eles nos afetam de três maneiras: farmacologicamente, fisiologicamente e psicologicamente.

Dependendo do aroma que é utilizado, a aromaterapia produz sensações de prazer, segurança e relaxamento. É recomendado à pessoas de todas as idades, pois cuida a pessoa enão a doença. Tem se revelado de grande valia nos casos de estresse, dores musculares, disturbios digestivos, disfunções menstruais, menopausa, ansiedade, insônia e depressão.

A aromaterapia é uma das mais agradáveis de todas as terapias complementares. Procure um médico para problemas crônicos ou graves. A aromaterapia é compativel com a medicina convencional e com a maioria das outras formas de tratamento holístico. Encontrar um produto de boa procedencia é fundamental.

Os óleos essenciais podem ser usados sozinhos ou misturados. Quando misturados realçam sua atuação medicinal e criam aromas mais sofisticados.

Para finalidades terapêuticas, é raro misturar mais que quatro óleos.


By   Ellen
 emarreiro@sigmanet.com.br
Ellen Marreiro
Enviado por Ellen Marreiro em 29/09/2006
Código do texto: T252132
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Ellen Marreiro
Campinas - São Paulo - Brasil, 58 anos
26 textos (2415 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 18:05)
Ellen Marreiro