UM RELIMAR NA INTELIGÊNCIA

Que já leu alguns textos meus, talvez tenha deparado com a frase:

"LER É TER A CHANCE DE SE VIVER MUITAS VIDAS"

Criei a citada frase em razão de que na leitura, quando feita pelo leitor de boa memória, em sua imaginação se descortina um amplo horizonte. Nele, na área da animação, a mente vive uma infinidade de trejeitos. Suas variações são fundamentadas nos atos dos personagens, em cujas ações o leitor se sente embuído, participante e até um coadjuvante; isto quando nos colocamos numa contraposição ao principal personagem.

As vezes tenho deparado com pessoas, mormente rapazes de meia idade, que ao saber que escrevo, que sou vendedor de livros e que sou a favor da boa literatura, simplesmente diz:

"Eu não perco tempo com isso, basta os que tenho que ler para estudar". Enfim diz que tem preguiça de ler.

Quando ouço frases semelhantes recebo como se fosse um pito.

Em meu ponto de vista filosófico, digo que quando vejo alguém atenciosamente lendo um livro, parece-me ver em torno de tal pessoa uma áurea de respeito, um princípio de inteligência e boa memória, que só tenho a valorizá-la aos meus olhos.

Não por que sou vendedor de livros; ou por que faço das letras minhas vias de realizações; entretanto tenho carinho e valorizo todos aqueles que fazem da leitura, seus momentos de lazer.

Seja para entretenimento, seja por um prazer natural, a leitura é uma espécie de enriquecimento invisível que adquirimos sem perceber. Mais cedo ou mais tarde teremos uma resposta a dar para alguém, que perdido nas penumbras do raciocínio precisa de uma direção.

Quero por este artigo fazer uma perene profecia aos amigos das letras; àqueles que valorizam o trabalho de quem escreve. "Dia virá em que as letras formarão palavras que irão decidir seu destino, e sempre para melhor".

Conclamo-vos à leitura, ó nobres amigos. Suas vias se apresentam como uma bela estrada asfaltada, se destinando a um horizonte distante de beleza indescritível, onde, na direção de nosso veículo - a inteligência - vamos visualizando às suas margens, as belezas do existir.

Ler é um relimar do intelecto, aguçando-o para nos sentirmos capazes a fim de entendermos o semelhante menos favorecido pela sorte, seja em sua pobreza intelectual ou mesmo material!

Obrigado,caro leitor. Receba meu carinho por ter lido esse artigo.

Luzirmil.