INFORMÁTICA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

   

Sandra Taís Amorim* 

RESUMO

        Neste artigo apresentamos um contexto sobre o uso da informática na sala de aula  

apontado   suas   possibilidades   e   seus   desafios.  Nos   dias   atuais   a   tecnologia   tem   sido  

utilizada   constantemente   e,   no   mesmo   ritmo,   passa   por   atualizações   frequentes.   No  

contexto escolar, as salas de informática pedagógica oferecem suporte a esta tecnologia a  

qual interfere nas atividades dos alunos. A informática, através do uso adequado, pode  

auxiliar na criatividade dos alunos, e na construção de seus conhecimentos. Os recursos  

disponíveis   podem   auxiliar   os   professores   na   elaboração   de   novas   metodologias   de  

ensino. Neste sentido, nesse artigo apresentamos: questões sobre como a informática  

pedagógica pode auxiliar na alfabetização, reflexões sobre o uso da informática no dia a  

dia da escola com os alunos, como ela pode auxiliar o trabalho do professor, e a ação da  

mesma quando mal utilizada.  Como contribuição, espera­se que os educadores saibam  

compreender de que forma a informática pode auxiliar no aprendizado e na aplicação da  

informática de suas aulas.

Palavras­chave:   Informática   na   educação,   sala   de   aula   informatizada,   mídias   na 

educação.

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*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C. 

Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental; 

Mestranda em Ciências da Educação­ Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro 

Pronto S.P; 2010.

1 INTRODUÇÃO

As   tecnologias  estão   inclusas   em  diversas   das   nossas   atividades   do   dia   a   dia, 

desde as mais simples até as mais elaboradas, e com  modificações constantes. 

Segundo   Santos   (2009),   no   final   do   século   XX,   foi   inserido   na   sociedade   um 

cenário tecnológico: computadores ligados em rede, sistemas de comunicação síncrona e 

assíncrona,   informações   digitalizadas,   realidade   virtual,   velocidade   de   transmissão   de 

dados, ambientes bidimensionais e tridimensionais e comunicação audiovisual. Isto é fato, 

pois, a cada dia, ganha mais espaço nas atividades cotidianas das pessoas, seja como 

forma   de   comunicação   rápida   e   interativa,   entretenimento,   trabalho   ou   educação,   que 

iniciou um fenômeno irreversível. 

Neste  mesmo  ritmo,  “a   dinâmica  da  indústria  e  do  comércio   tem proporcionado 

contínua queda dos preços dos equipamentos, possibilitando o acesso de uma parcela 

crescente da população aos serviços telefônicos, à computação e à internet” (BRASIL, 

2009). 

Assim,   a   facilidade   para   comprar   equipamentos,   ter   acesso   a   internet   fez   um 

grande número de pessoas, que antes eram desprovidas destas facilidades, comprarem 

aparelhos   tecnológicos   e   principalmente   fazerem   uso   da   internet,   como   meio   de 

comunicação.   No   cenário   atual,   dificilmente,   existem   pessoas   que   não   sejam 

influenciadas   de   alguma   forma   pela   tecnologia,  desde   o   relógio   de   pulso   até  as   mais 

sofisticadas   tecnologias   digitais   disponíveis   no   mundo,   muitas   das   quais   as   pessoas 

dependem diretamente.

Neste cenário, o estudo sobre novas propostas metodológicas educacionais se faz 

relevante   em   função   das   transformações   sociais   decorrentes   do   desenvolvimento 

científico   e   tecnológico   contemporâneo   (SANTOS,   2009).   Assim,   é   mister   buscar   a 

compressão   de   como   esses   recursos   tecnológicos   podem   interferir   no   processo   de 

ensino­aprendizagem e como a informática pedagógica pode auxiliar o aluno no acesso 

ao mundo globalizado e estar inteirado dos seus acontecimentos e das suas mudanças.

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*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C. 

Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental; 

Mestranda em Ciências da Educação­ Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro 

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No   contexto   do   uso   das   tecnologias   na   educação,   torna­se   função   da   escola 

colocar   estes   alunos   em   contato   com   as   tecnologias   existente   as   quais   podem,   se 

utilizadas corretamente, ser viáveis para o uso em sala de aula e fora do contexto escolar, 

como ferramenta de apoio ao ensino,  para que as crianças possam ter oportunidade de 

saber explorá­las ­ para fins educacionais, de entretenimento, busca de informações e 

socialização ­  e  a  manuseá­las, sem receio. Com isso, a escola estaria contribuindo com 

a inclusão social (cibernética), e também digital, consideradas importantes na formação 

para a cidadania. Segundo o Ministério da Educação e Cultura,

Os Parâmetros Curriculares Nacionais ­ PCN ­ são referências de qualidade para 

os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O 

objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em 

vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em 

que se aprende mais e melhor. ( BRASIL.2006).

Assim,   enquanto   educadores,   não   podemos   nos   eximir   do   uso   das   novas 

tecnologias, como apoio ao ensino­aprendizagem , bem como, deixar de buscar formas 

de facilitar o contato do aluno com as ferramentas e mostrar a forma mais correta e eficaz 

de aprender e ficar atualizado. Com isso, a escola estaria contribuindo com a inclusão 

social (cibernética), e digital, consideradas importantes na formação para a cidadania. 

Neste sentido, torna­se importante pesquisar softwares educacionais disponíveis e 

atividades pedagógicas que proporcionem estímulo, com base em atividades interativas e 

lúdicas e, além disso, utilizar meios de comunicação digital, em especial a internet, para a 

pesquisa e uma melhor percepção das informações disponíveis na rede.

A boa utilização das tecnologias disponíveis facilita o aprendizado sem decorar e 

nem ficar copiando horas o mesmo texto ou a mesma palavra, e uma nova maneira de 

educar, observar e escutar o que precisa ser gravado, de forma visual e oral, diminuindo 

assim o impacto da educação repetitiva e acumulativa.

A produção textual, de forma rápida e limpa, acaba facilitando aos alunos, observar 

seus próprios erros e no mesmo instante, (com auxilio do corretor ortográfico). Alguns 

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*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C. 

Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental; 

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professores de língua portuguesa na sala informatizada utilizam esta ferramenta para que 

os   alunos   observem   seus   erros   e   os   modifiquem,   ajudando   acima   de   tudo   a   gravar 

palavras que muitas vezes as pessoas acreditavam estar escrevendo corretamente.

Na  sala  de  aula  informatizada, com  auxilio  de  um  professor,  o aluno  dispõe  de 

meios   que   facilitam   a   busca   de   materiais   disponíveis   na   internet   para,   com   isso, 

desenvolver pesquisas de cunho científico e desta forma, quando estimulado e orientado 

para   isso,   ele   poderá   desenvolver   habilidades   de   leitura   e   produção   textual   além   de 

adquirir conhecimentos sobre os assuntos pesquisados, pois, atualmente é possível ter 

acesso,   através   da   internet,   a     softwares   que   auxiliam   a   imaginação   da   criança   que 

aprende   ao   interagir.   Assim,   a   tecnologia   facilita   novas   descobertas   e   atividades 

pedagógicas inovadoras, que podem ser facilmente construídas e difundidas por meio da 

internet e, além disso,  esses recursos podem contribuir com as  práticas pedagógicas do 

professor  tornando­as mais descontraídas  e atrativas, e  desta  forma  podem  chamar  a 

atenção dos alunos com os diversos meios disponíveis.

Pelo todo exposto busca­se neste artigo  apresentar um contexto  sobre o uso da 

informática na sala de aula apontado suas possibilidades e seus desafios.

2 AS INFLUÊNCIAS DA INFORMÁTICA NA VIDA DAS PESSOAS

Não existe uma metodologia única para a atividade pedagógica ou para a inclusão 

digital, porém os recursos tecnológicos fazem parte de   diversas atividades do cotidiano 

das pessoas  De acordo com (FRÓES, 32,1994).

Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, 

a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. 

O  simples uso  de um editor  de  textos mostra  como  alguém pode registrar seu 

pensamento   de   forma   distinta   daquela   do   texto   manuscrito   ou   mesmo 

datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o 

que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como consequência, 

a um pensar diferente.

Mas, a influência da tecnologia nem sempre é benéfica, pois, observamos cada dia 

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*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C. 

Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental; 

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mais pessoas que se isolam e vivem no mundo virtual, e por isso desprivilegiam a vida 

social,   e   este   problema   já   chega   nas   escolas   desde   cedo.   Muitas   crianças   estão   tão 

interligadas a estas redes de comunicação, que é difícil para elas entrar em grupos reais 

de amigos, para fazer trabalhos e atividades em conjunto.

É   inegável   que   a   informática   pode   facilitar   o   contato   virtual   com   muitas 

informações,   pessoas   do   mundo   inteiro.   Porém,   ao   se   inserirem   no   mundo   virtual   as 

crianças   deixam   de   ter   contato   físico   com   a   sociedade   e   o   mundo   exterior   ficando 

“bitoladas”   em   jogos   de   rede,   e   comunidades   virtuais,   de   fácil   acesso.   Porém,   sem 

orientações dos pais ou de um adulto essas crianças não percebem os riscos que podem 

estar correndo. E isso pode torna­se um grande problema à sua segurança.

  Em algumas situações  a internet, liberada  e aberta, pode  se tornar  inimiga  do 

sistema educacional. Um exemplo disso está na facilidade de acesso às informações, que 

ora podem contribuir para a aprendizagem e outrora pode prejudica a capacidade criativa 

e investigativa das crianças. Por isso, o acesso rápido a conteúdos e assuntos, por meio 

da internet, se não for bem orientada pode acabar sendo inimiga da criatividade e da 

construção do conhecimento. Por esta razão a informática pedagógica necessita seguir 

um planejamento adequado do que se espera alcançar e de que forma  é possível chegar 

aos objetivos propostos em determinado  tema ou assunto trabalhado.

  Há   pessoas   que   ficam   isoladas   do   mundo   real   e   se   especializam   no   uso   de 

recursos informatizado se, assim, fazem desta tecnologia sua forma de ganhar a vida e, 

com o passar do tempo,   se isolam e se afastam das atividades necessárias à saúde 

física   e   mental,     e   desta   forma     sofrem   de   problemas   de   sedentarismo,   depressão, 

solidão, dentre outros. Neste sentido a era da tecnologia de comunicação digital requer 

cuidados especiais de cunho social, comportamental e de saúde. 

Nossos alunos chegam à sala de aula abreviando palavras e usando gírias 

comuns à internet, sem conhecer a grafia, origem e forma correta das palavras da língua 

portuguesa.   Ao   utilizarem   computadores   eles   têm   contato   com   palavras   em   língua 

estrangeira, e muitas vezes nem se dão conta do que estão escrevendo, lendo e falando 

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em outro idioma. Para FLORES (pg. 64 1996) 

A   Informática   deve   habilitar   e   dar   oportunidade   ao   aluno   de   adquirir   novos 

conhecimentos,   facilitar   o   processo   ensino/aprendizagem,   enfim   ser   um 

complemento   de   conteúdos   curriculares   visando   o   desenvolvimento   integral   do 

indivíduo.

Se por um lado as crianças aderem e aprende facilmente a lidar com recursos de 

informática, por outro lado, há educadores que  vêem estes recursos como um obstáculo 

ao   seu   desempenho   enquanto   educador.   Pois,   ensinar   tendo   como   apoio   recursos 

informatizados   requer   do   professor   novas   metodologias   de   ensino   o   que   implica   na 

aquisição de novas competências.

A informática se for integrada a sala de aula, pode trazer vantagens ao aprendizado 

do aluno, pois o mesmo tem acesso ilimitado a conteúdos e informações em tempo real, 

que facilitam a construção do saber. Inicialmente o computador foi utilizado nas escolas 

com o propósito de adaptar as atividades que os professores eram acostumados a fazer 

sem ele. Mas com o passar dos anos  descobriu­se outros potenciais uso deste recurso. A 

exemplo disso, os professores de informática na educação de Santa Catarina, por meio de 

ações do governo federal,   estão passando por formações e mudanças nas formas de 

aplicar   seus   projetos   visando   englobar   conteúdos,   métodos,   ações   e   pesquisas   e 

interdisciplinariedade em busca de uma construção coletiva do aprendizado. 

3 A INFORMÁTICA NO ENSINO REGULAR

Diversas   atividades   didáticas   e   pedagógicas   podem   ser   feitas   por   meio   da 

informatização, facilitando a produção textual e montagem do trabalho, no nosso dia a dia 

são feitas por meio da tecnologia existente. Segundo, BORBA  (pg.104, 2001) que:

“O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o 

estudante   deve   poder   usufruir   de   uma   educação   que   no   momento   atual   inclua,   no   mínimo,   uma 

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alfabetização tecnológica. Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas, sim, 

como   um   aprender   a   ler   essa   nova   mídia.   Assim,   o   computador   deve   estar   inserido   em   atividades 

essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver 

noções espaciais etc. E, nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta questões 

ligadas à cidadania.” 

  O computador, quando bem utilizado para auxiliar na alfabetização, torna­se uma 

ferramenta eficaz, mas necessita de cuidados e análise das atividades para prejuízos nos 

processos de  ensino e aprendizagem. 

Com a interdisciplinariedade e a troca de informações o professor   poderá criar 

aulas atrativas e construtivas nos dias atuais, e somente fazendo uso de tecnologias e 

softwares   disponíveis  os   mesmos  podem   criar   atividades  que  chamem  a   atenção   dos 

alunos,   para   que   os   mesmos   tenham     interesse   em   realizá­la.   Segundo   Pedro   Demo 

(2000,   p.   19):   “mexer   no   computador   não   é   tarefa   difícil.   Difícil   é   transformá­lo   em 

procedimento vantajoso de aprendizagem....”

  Há na internet diversos materiais disponíveis para atividades educativas, mas a 

maneira com que estes são utilizados dependem diretamente das condições do professor 

para aplicar uma aula diferente, atrativa e de construção do conhecimento.

4 AS SALAS INFORMATIZADAS

As salas informatizadas estão cada dia mais adaptadas e atualizadas. Seu 

uso pode facilitar o trabalho em grupo de forma lúdica e atraente para os alunos. Neste 

sentido, urge a necessidade de favorecer a informática, aplicada na educação para   o 

crescimento do ser humano.

As ferramentas educacionais podem facilitar o trabalho do professor na sala 

informatizada, e muitas atividades podem ser produzidas para que sejam utilizadas em 

aulas diversas. Porém, cabe aos educadores escolher corretamente os softwares a serem 

utilizados para que estes alunos recebam de forma atrativa e construtiva o conhecimento.

Um problema que se apresenta com o uso de recursos computacionais é quando 

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os   educadores   utilizam   a   tecnologia   de   forma   inadequada,   acaba   fazendo   do   aparato 

tecnológico, um novo formato de livro e quadro, sem mudar formas e maneiras de passar 

os assuntos, e realizar as atividades. Assim, ao limitar as atividades a atos repetitivos e 

sem mudanças, podem não trazer resultados significativos, e acaba banalizando o uso 

dessas tecnologias.

O   ensino,   apoiado   por   recursos   de   pode   ser   realizados   por   meio   de   diferentes 

métodos   de   ensino,   desde   a   digitação   das   letras,   o   reconhecimento   do   teclado,   a 

formação de palavras, construção de frases, interpretação textual, e muitas outras. O uso 

constante   das   ferramentas   educativas   auxilia   no   aumento   do   número   de   informações 

adquiridas   e   do   conhecimento   e   habilidades,   que   um   professor   de   informática   pode 

auxiliar a acontecer. 

É muito importante que o educador participe das atividades para que o aluno siga 

os   passos   e   faça   conforme   o   combinado,   e   não   fique   ocioso   sem   entender   o 

procedimento, e que não faça mau uso desta ferramenta – para fins pedagógicos­ e  se 

desiludi e se desanima frente a uma tecnologia tão ampla de oportunidades.

O   educador,   através   das   tecnologias   disponibilizadas   via   redes   de   internet, 

bibliotecas   virtuais   sites   educacionais   e   blogues,   pode   fazer   uso   desses   recursos, 

agregados a metodologias de ensino, para tornar suas aulas mais produtivas e que obter 

resultados mais significativo. A produção de sites, webquest, atividades educativas em 

apresentações eletrônicas, são importantes para instigar a curiosidade e o pensamento 

lógico e construtivo dois alunos, e devem ser utilizados de forma controlada e avaliada. 

Entretanto,O professor da sala informatizada necessita ser aberto a mudanças e 

métodos   por   que   as   tecnologias   modificam   constantemente,   e   sempre   existem   novas 

maneiras,   novos   softwares   educativos   adaptados   a   diferentes   temas,   situações   e 

dificuldades de aprendizagem.

Por   meio   de   desenhos,   imagens,   esquemas,   animações,   o   aluno   desenvolve   a 

lógica   e   o   raciocínio   apurado   em   diversas   questões,   e   uma   mente   crítica   e   aberta   a 

construção e criatividade. O   aluno   quando   escreve   e   reescreve   suas   ideias,   troca 

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*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C. 

Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental; 

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experiências e produz histórias, busca de alguma forma resolver problemas do seu dia a 

dia,   e   constrói   um   conhecimento,   que   auxilia   muito   no   desempenho   pessoal,   social   e 

profissional.  A sala informatizada pode ser a ponte dos alunos com a comunidade, em 

troca de informações, conteúdos e notícias, e pode também de alguma forma integrar a 

comunidade, com sites da mesma e aproximar o estudo da vida do cotidiano de seus 

familiares, e transformando em sociedade de aprendizagem.

Quando os computadores são utilizados de forma inadequada e que as crianças 

não têm domínio acaba por trazer resultados negativos. Contrária a isso, no processo 

educacional se busca a construção do conhecimento e , sendo assim, o professor de 

informática   necessita   estar   atento   para   direcionar   e   restringir   a   sites   e   atividades 

educativas, para que se obtenha o resultado esperado.

A   sala   informatizada   aonde   temos   muita   tecnologia   e   acesso   a   milhares   de 

softwares   e   a   busca   incansável   por   suprir   as   curiosidades   mentais   e   acadêmicas   na 

internet.

Esta enorme gama de informações globalizadas e disponíveis em algumas escolas 

mais acessíveis, coloca os alunos a par de mudanças ocorridas no mundo no momento 

que acontecem.

E mesmo que estas informações estejam de fácil acesso, elas nem sempre são 

confiáveis e totalmente verídicas.

Necessitamos de muita observação e análise dos sites que serão pesquisados e 

trabalhados  com nossos  alunos, pois muitos deles trazem informações  inadequadas  e 

impróprias as suas idades e desenvolvimento psicológico, podendo ser até mesmo uma 

experiência traumática.

A   atuação   de   um   professor   liderando   sua   atuação   na   prática   pedagógica   é 

essencial   para   que   não   se   ocorra   uma   desagradável   atividade   na  área   tecnológica,   é 

necessário   que   haja   um   planejamento   inicial,   e   uma   análise   profunda   dos   sites   e 

atividades a serem trabalhadas pelos alunos.

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*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C. 

Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental; 

Mestranda em Ciências da Educação­ Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro 

Pronto S.P; 2010.

TAÍS AMORIM
Enviado por TAÍS AMORIM em 29/10/2010
Código do texto: T2585260
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