Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Timidez e Inibição... Prisão Interior

Como sabemos, os pais são os primeiros professores e educadores e o lar é nossa primeira escola, podemos até dizer que a partir dessa primeira célula; no caso a família; vamos ter uma noção do que nos espera numa célula maior, ou seja, a sociedade. Assim sendo, ninguém retrata a vida com tanto vigor e naturalidade como a criança, o adolescente e os jovens, pois os mesmos ainda estão construindo sua personalidade, sua individualidade. E é nessa fase que se torna mais propício à transmissão de ensinamentos e educação, o essencial é que as crianças desabrochem realmente na família e nela desenvolvam suas qualidades humanas fundamentais, que suas condutas sejam nobres, que tenham força de espírito, que se sintam compromissadas com os que lhes circundam e constituam um exemplo para os outros. Essas crianças, mais tarde, desempenharão bem suas profissões e serão capazes de instruir a geração seguinte.
Porém, pode ser que nesta fase, alguns jovens se sintam "encarcerados" dentro de si próprios, e os motivos podem ser os mais diversos possíveis. Sabemos que muitos deles estão relacionados justamente com a família, ou pela falta de diálogo, pois é através dele que podemos conhecer melhor as pessoas, inclusive nossos familiares e quando esse ato é interrompido, o entendimento entre eles, fica muito prejudicado e até mesmo impossível.
O que faz o jovem achar que não foi encorajado durante sua infância acabando por gerar um grande conflito entre ele e sua auto-estima, esse fator juntamente com a falta de amor próprio, pode ser responsável pela situação de timidez e inibição encontradas em muitos jovens. Mas temos que ter em mente, que ninguém quer ser tímido e isso porque a timidez é uma condição que faz a pessoa se sentir despreparada para enfrentar as situações da vida. Assim o mais importante é conviver bem em família e também conviver bem com as diferenças e com os defeitos que ainda não conseguimos vencer.
Aparecer para os tímidos é muito difícil. Mas como eles não têm escolha, seu organismo responde por eles, através da Adrenalina e da Noradrenalina, quem comandam a ação do sistema nervoso chamado Parassimpático, enviando mensagem aos vasos sanguíneos que se dilatam na hora, por esse motivo a "vermelhidão" dos rostos tímidos. E quando a pessoa não é tímida, mas se encontra num lugar ou numa situação em que não está acostumada (fazendo com que ela não se sinta à vontade), isso é que chamamos de "inibição", que de uma forma ou de outra, acaba fazendo com que a pessoa, o jovem em si, se coloque em condição de reserva também.
Mas, uma coisa é certa, o homem tem a tendência a observar o lado ruim das pessoas, os seus defeitos e, freqüentemente, não percebem as qualidades, o que acaba causando um certo pessimismo, uma certa descrença entre os jovens, comprometendo de uma forma geral seu relacionamento familiar.
Agora eu pergunto, será por isso então que o jovem se sente mais a vontade fora de casa? É bem provável que sim, pois todas as pessoas de ser notadas e quando isso não acontece, quando não desenvolvemos nossa personalidade, a timidez encobre os canais para o nosso desenvolvimento.
Sabemos que o jovem é cheio de sonhos, mas o importante não é apenas cultivá-los, é sim agir, tomar uma atitude, colocar em ação nossos desejos, vencendo nossos limites e vencendo por fim a timidez. Comece a analisar o que você tem de bom, comece a acreditar em si mesmo e lembre-se, tudo que acreditamos podemos realizar, só é preciso crer.
Rascunhos Escondidos
Enviado por Rascunhos Escondidos em 10/10/2006
Reeditado em 24/05/2008
Código do texto: T261005
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Rascunhos Escondidos
Ferraz de Vasconcelos - São Paulo - Brasil
1137 textos (15805 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 09:29)
Rascunhos Escondidos