Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MOVIMENTO DE ANTIGOS COMBATENTES

Resolvi engajar-me nesta luta que considero de suma importância e, por isso, num primeiro passo, transcrevo a matéria publicada no site http://ultramar.terraweb.biz, referente a ex-camaradas que tombaram em combate nas antigas colónias portuguesas e cujos corpos se encontram sepultados em cemitérios abandonados, longe dos seus familiares. Outros, até mesmo nos deixam dúvidas sobre a real situação e sobre isso já escrevi anteriormente em crónica com o título "Guerra Colonial".
 
MOVIMENTO DE ANTIGOS COMBATENTES

2006

PORTUGUESES MORTOS DURANTE A GUERRA COLONIAL

ABANDONADOS EM CEMITÉRIOS EM RUÍNAS

Proposta de reflexão

Porquê este Movimento

Tomamos esta iniciativa a partir da reportagem realizada pela RTP 1,apresentada no passado dia 20/09/06, sobre os cemitérios em ruínas desoldados portugueses mortos durante a Guerra Colonial.
Ao ver essas imagens, sentimos uma enorme indignação por vermos como são tratados os restos mortais, esquecidos e abandonados, daqueles portugueses que morreram em combate durante a Guerra Colonial e que ficaram sepultados nos territórios de África.
Por essa razão, e por sentirmos que alguma coisa deve ser feita para restituir dignidade a esses cemitérios, um grupo de antigos combatentes tomou a iniciativa de apresentar esta Proposta de Reflexão, no sentido de se organizar um Movimento Nacional de Antigos Combatentes que tome nas suas mãos o encontrar de uma solução para este problema.
Perante a inércia dos poderes que em Portugal deviam tratar deste assunto, mas porque ele também nos diz respeito, nós, que temos o sentido da honra e que fomos companheiros dos que tombaram, entendemos dever honrar a sua memória e restituir-lhes a dignidade possível.
Achamos que devemos fazer um esforço e ser capazes de mobilizar as vontades e os meios para os resgatar do esquecimento. Devemos agitar asconsciências de quem tem o poder para decidir medidas que honrem os homens esquecidos naqueles túmulos cobertos de destroços e capim,espalhados pela Guiné, Angola e Moçambique.
Primeiros objectivos deste Movimento
_ Identificar os cemitérios da Guiné, Angola e Moçambique,onde repousam soldados portugueses mortos durante a Guerra Colonial.
_ Identificar os túmulos dos soldados sepultados nesses cemitérios.
_ Fazer a transladação para Portugal dos restos mortais dos militares mortos durante a Guerra Colonial, abandonados até hoje, de acordo com a vontade das famílias que o queiram fazer.
_ Dignificar os cemitérios nesses territórios através de trabalhos de reparação, e no futuro, encontrar formas de gestão e manutenção adequada para esses espaços.
_ Onde a identificação for impossível, manter nesses cemitérios com amaior dignidade os restos mortais dos soldados portugueses ou, em alternativa, concentrar tudo num único espaço de modo a facilitar amanutenção.

Proposta de acção para o curto prazo

_ Criação de uma Comissão Coordenadora do Movimento que oriente o projecto, e que, desejavelmente, possa englobar militares dos três ramos das Forças Armadas, integrando antigos combatentes e actuais militares.
_ Levantamento da situação sobre os esforços até hoje desenvolvidos pelo Ministério da Defesa, pela Liga dos Combatentes, pela Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar e por outras Organizações com interesse neste assunto.
_ A partir dos elementos obtidos, reflectir nas medidas a tomar,estabelecer um objectivo, definir a melhor estratégia para o conseguir e criar um plano de acção com metas de realização exequível.

Este Movimento deverá traduzir a boa vontade dos militares portugueses,antigos e actuais, sendo que, através da sua intervenção neste projecto,seja possível honrar a memória dos nossos irmãos de armas que tombaram lutando sob a bandeira de Portugal, e que ficaram abandonados nos cemitérios de África.

Abandonados mas não esquecidos pelos seus companheiros de armas que hoje tentam erguer este Movimento.
Face às grandes dificuldades deste projecto, entendemos que o mesmo deverá integrar todas as iniciativas que, de alguma forma, possam contribuir com diferentes tipos de colaboração e ajuda.

Grupo de Antigos Combatentes
“Pelos que tombaram durante a Guerra Colonial”

Caro(a) Leitor(a), se concordas com esta nobre missão, para a qual em nosso entender todos os portugueses de boa vontade se devem mobilizar, fotocopia e divulga esta mensagem, pedindo a outros que o façam também. Se te for possível,
usa o e-mail para aumentar a difusão.

Informações:

António Brito - 919 198 950 - e.mail: antoniobrito@msptx.com

Nascimento Rodrigues - 932 300 901 - e.mail: nascimento.rodrigues@beltraocoelho.pt

alentejano
Enviado por alentejano em 11/10/2006
Código do texto: T262112
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
alentejano
Campinas - São Paulo - Brasil, 71 anos
11 textos (1396 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 14:54)
alentejano