Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Poesia na Sala de Aula

A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual e para a construção do conhecimento, pois ela modifica, transforma, amplia a visão de mundo. Proporciona a descoberta da realidade, das idéias, das palavras, levando o leitor até a sua plenitude humana.

Levar a leitura ao encontro do aluno e vice-versa é um compromisso de todos os envolvidos e comprometidos com a educação. Sendo assim, a escola exerce papel fundamental na mediação para a costrução desse conhecimento.

E o texto poético é um dos mais significativos para a reflexão e para a descoberta do interior de cada um, possibilitando, assim, a aprendizagem e o prazer pela leitura e pela literatura.

Acredito que através da POESIA é possível ensinar e aprender, abrindo portas nos corações e deixando fluir toda a sensibilidade existente na essência de cada ser. E, quem sabe, assim, seja viável a construção de um mundo mais humano.

E o mediador do encontro do aluno com a poesia é você, professor!

Refletindo sobre nossa realidade escolar, retomo Carlos Drummond de Andrade* que diz: "Sei que se consome poesia na sala de aula, que se decoram versos e se estimulam pequenas declamadoras, mas será isto cultivar o núcleo poético da pessoa?" e cito, também, Gloria Kirinus*, que ao referir-se ao trabalho com textos poéticos na escola, afirma que "a poesia na escola moderna sofre o descaso de parte de pais e professores. São contadas as escolas que reservam um horário especial para poesia na sala de aula. E que contam com professores motivados e preparados para esta re-iniciação. Da mesma forma, os textos escolares, quando apresentam poemas, o fazem com o propósito de verificar a compreensão do aluno, quando não para inculcar valores morais ou patrióticos. a idéia de sentir, com Freinet, a poesia como sendo um canal "para continuar na escuta misteriosa da vida" não faz sentido para a escola que subestima o lado intuitivo do aluno.

Concluo, citando outra vez Drummond e fazendo minhas estas suas palavras:

"Amar a poesia é forma de praticá-la recriando-a. O que eu pediria à escola, se não me faltassem luzes pedagógicas, era considerar a poesia como primeira visão direta das coisas e depois como veículo de informação prática e teórica, preservando em cada aluno o fundo mágico, lúdico, intuitivo e criativo, que se identifica basicamente com a sensibilidade poética."

Jussára C Godinho

em 17 de agosto de 2006.


Referências Bibliográficas
(* ANDRADE, Carlos Drummond de. A educação do ser poético. In: Arte e Educação, 1974)
(**KIRINUS, Gloria. Criança e poesia na pedagogia Freinet.Paulinas,São Paulo: 1998)

Visitem meu Blog: http://desfolhandopetalas.blog.terra.com.br

Jussára C Godinho (Ju Virginiana)
Enviado por Jussára C Godinho (Ju Virginiana) em 12/10/2006
Reeditado em 19/01/2007
Código do texto: T262476
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite a autoria de Jussára C Godinho - Ju Virginiana). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Sobre a autora
Jussára C Godinho (Ju Virginiana)
Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
207 textos (53426 leituras)
15 áudios (1771 audições)
5 e-livros (489 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 09:21)
Jussára C Godinho (Ju Virginiana)