Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CARTA DE UM PAI A UMA PROFESSORA 


                               (Extraído de “O Mundo Espírita”) 


“Cara Professora:

Esta semana nós lhe enviaremos nosso filhinho. Durante os próximos anos, irá a Srª tê-lo em suas mãos e será a pessoa que maior influência exercerá sobre ele, depois de sua mãe e de mim.

É um garoto tão pequeno ainda! Um par de pernas fortes, ombros tostados, olhos brilhantes, uma cabeça de estopa e um sorriso contagiante.

Ele não teme coisa alguma. Seu espírito é vivo e rápido para aprender. Seu corpo é sadio, sua curiosidade sem limites, sua obstinação crescente.

Há muitas coisas a fazer por ele nos próximos anos. Faço votos para que as realize. Ensine-lhe a continuar sem medo. Nunca pronuncie esta palavra na sua frente para que ele nunca chegue a saber, talvez, o que ela significa. Respeito pelo perigo, precaução e cuidado, sim, mas não medo.

Cultive esta sã curiosidade de que ele é dotado. Deixe-o fazer um milhão de perguntas, dê-lhe um milhão de respostas e espere o resto. Mantenha viva esta chispa de interesse pelo novo, por tudo que o cerca e por si mesmo. Assim, ele nunca se sentirá aborrecido e desinteressado, pois sua curiosidade nunca estará satisfeita.

Naturalmente terá que conter, de vez em quando, seu ardor. Nós também o fazemos. Ensine-lhe a ser disciplinado e respeitar a autoridade, as leis e os regulamentos, mas não dobre o seu espírito. Não o deixe tornar-se um autômato arregimentado que segue os outros pela vida, nunca procurando um momento melhor ou diferente de realizar alguma coisa, e permanecendo acomodado, sempre contente com o estabelecido.

Desenvolva nele o culto à lealdade e uma profunda admiração pela justiça. Não o deixe ser o fanfarrão da escola, nem o covarde da mesma. Mostre-lhe que uma coisa é lutar pelos próprios direitos e outra, muito diferente, procurar tirar o direito dos outros. Desperte nele a compaixão pelos fracos e o sentimento de bondade para com os oprimidos.

Ele já tem uma idéia de Deus e já conhece o amor. Os dois são sinônimos em seu pensamento. Alimente as brasas, sopre sobre elas com compreensão e carinho para que se tornem uma forte e duradoura chama. Instrua-o nas maravilhas do universo e na glória do trabalho de Deus.

Não deixe o veneno da intolerância atingir e tostar a sua alma límpida. Não permita que se abrigue neste cerebrozinho um pensamento, uma idéia de malícia, de antagonismo ou de ódio com relação a qualquer dos filhos de Deus.

Cultive nele o valor da limpeza. Auxilie-o a manter limpos seus ideais, seu espírito e seu corpo. Prove-lhe, por meio de exemplos, como é nobre uma vida limpa. Desperte nele um profundo sentimento de honra e a idéia de que a integridade não é apenas uma palavra mas um modo de vida. Diga-lhe que a reputação de um homem não é assim tão importante, pois reputação não é mais do que o que o mundo pensa de uma pessoa. Mostre-lhe que o caráter é o que realmente importa, pois caráter é o que Deus pensa de uma de suas criaturas.

Nosso pequeno entrará esta semana para a sua escola, para seu coração.
Ajude-o a aprender todas estas coisas. E quando elas começarem a ser aprendidas – os números, a escrita, a leitura - todo o resto pode ser também aprendido.

Faça um bom trabalho e algum dia sentir-se-á tão orgulhosa de seu aluno como eu me sinto agora de meu filho.

Sinceramente ,

o Pai.” 

==================================================

       Que os professores desse País não percam de vista o significado de EDUCAR;
       que tenham perspicácia e delicadeza para tratarem cada aluno como um ser único, individualizado, com ritmo e pensamento próprios;
       que se conscientizem da sua importância e responsabilidade sociais; que acreditem que somente a Educação alavancará em definitivo este país. 

      
Ânimo! Ânimo para continuarmos a batalha contra a ignorância, a escola de 5ª categoria, o despreparo das crianças e jovens brasileiros para os trabalhos intelectual, científico e profissional. 

    
  Um grande abraço, ainda esperançoso, aos meus colegas professores.  

Kathleen


Fotografia: sala de aula na antiga E.E.Caetano de Campos, em SP.
KATHLEEN LESSA
Enviado por KATHLEEN LESSA em 15/10/2006
Reeditado em 29/05/2009
Código do texto: T264942
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
KATHLEEN LESSA
São Paulo - São Paulo - Brasil
3682 textos (2126681 leituras)
14 áudios (7337 audições)
36 e-livros (47452 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 02:42)
KATHLEEN LESSA