Vivendo e Aprendendo!

Estou desde há algum tempo treinando uma nova modalidade de comunicação.
Estou aprendendo a ouvir!
Não iniciei este treino por vontade própria,vi-me forçada a entrar no curso por
absoluta inaptidão para conversar com várias pessoas,gritando as suas idéias ao mesmo tempo.Eu explico:A maioria das pessoas com a quais convivo está ansiosa demais para falar.Quando faço uma pergunta qualquer a pessoa ansiosa responde a minha pergunta ou não responde ,ansiosa que está para falar de outro assunto, que a minha pergunta suscitou.Eu fico esperando para fazer alguns  esclarecimentos,elucidar a questão.A pessoa porém atropela-me e prossegue falando sem parar.Quando percebo uma pausa por pequena que seja adianto-me para falar é quando chega uma terceira pessoa falando de outro assunto que não tem nada a ver. Na verdade não estão mais dialogando .Estão monologando.
Sem graça,calo-me.Acontece de as vêzes eu conseguir dizer uma frase relacionada ao assunto novo que invadiu a conversa,mas as vozes se alteram - todos querem falar.Calada,deixo a minha pergunta de lado e saio para tomar uma copo de água
Bem, isto era o que acontecia antes que eu me habilitasse a fazer o curso que mencionei no começo deste artigo.Para não entrar nesta guerra do - Deixa eu falar! - começei o treino do ouvir.
No começo achei difícil aquietar minha ansiedade em falar também, mas depois,aos poucos,treinando a cada dia,fui aprendendo.Primeiro ouvia por educação,também porque não queria entrar na guerra do falatório,mas confesso
que hoje,estou achando dez ouvir com atenção aquele palavreado todo!
Aquietei-me,tornei-me uma boa ouvinte,tenho aprendido muito só escutando e observando.Quando não aguento o besterol,simplesmente retiro-me.
Mas,amigos hoje quando falo - meus olhos brilham e nem que seja por alguns minutinhos todos se calam,os olhares voltam-se para a minha pessoa!
Não raro estou declamando ou defendendo com empolgação uma idéia qualquer!
Vivendo e Aprendendo!