Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Emoções que adoecem o corpo


Fátima Antunes

A noção de que, as emoções afetam o organismo, tornou=se corriqueira a partir da década de 30. É comum, hoje, associar fatores psicológicos e doenças. A medicina psicossomática ganha impulso a cada dia e abre espaço para o estudo da psicoimunologia, que examina bases sobre fatores estressantes : como angústia, ansiedade, depressão que podem abater as defesas imunológicas do organismo, levando-o a desenvolver uma série de doenças.

As doenças psicossomáticas abrangem desde tiques nervosos e acnes e até sérios problemas cardíacos. Na literatura médica constam casos de distúrbios orgânicos como disenteria, cólicas menstruais, artritismo, bronquites, enxaquecas e outras que foram satisfatoriamente tratados com psicoterapia.

Quando o psiquismo não consegue manter o equilíbrio emocional, o organismo reage sob duas maneiras: sobre a forma de sintomas psíquicos (neurose, e histerias,,,) ou transformando o conflito emocional em um problema físico. Para saber se uma doença e decorrente de problemas emocionais é preciso observar se a doença resiste ao tratamento convencional e se os sintomas incluem estado de angústia e insegurança. Naturalmente nem todas as doenças são decorrentes de problemas emocionais, uma mesmo doença pode ocorrer em pessoas diferentes, tendo em uma causa meramente orgânica e em outra de origem psíquica..

O corpo convive e expressas as emoções adoecendo quando há desajustes. Naturalmente é preciso buscar tratamento psicoterápico quando os conflitos emocionais começam a perturbar o equilíbrio orgânico.
:
Fátima Antunes
Enviado por Fátima Antunes em 21/10/2006
Código do texto: T270045
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Fátima Antunes
Araruama - Rio de Janeiro - Brasil, 61 anos
49 textos (2833 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 21:29)
Fátima Antunes