SENSACIONALISMO FEIO NO RECANTO DAS LETRAS

“Um título bem bolado ou sensacionalista atrai mais atenção e leituras que um bom texto. Da capa não se sabe o conteúdo do livro.
Cuidado: as aparências muitas vezes só enganam a quem se deixa enganar...”

                                                 Luzo-poemas



 
Durante mais de um ano venho escrevendo alguns artigos aqui no Recanto, assim como a maioria dos que aqui colocam suas idéias, com o máximo de ética e compromisso com outros que leem nossos artigos, crônicas e poesias. Minha inspiração é zero, por isto fico mesmo nos artigos, jamais escreverei um poema.

Ultimamente venho assistindo a uma disputa enorme pelos acessos, que não sei para que servem, pois nada ganhamos tendo mais ou menos acessos, apenas a sensação se somos bem ou mal lidos, acrescendo a isto os comentários. Dificilmente existe uma desproporção muito grande entre  acessos e  comentários.


Li um artigo dos melhores e dos mais bem colocados em seus princípios sobre PLÁGIO. Em geral somos amadores e aqueles que quiserem ser profissionais ou ter algum ganho devem procurar outro caminho. A autora foi altamente ética e colocou de forma corretíssima sua posição.


No entanto vejo alguns autores usarem e abusarem do sensacionalismo, principalmente no tÍtulo. Não consigo entender um artigo com 700 acessos e com 6/8 leituras, sinal que os leitores tiveram sua atenção chamada apenas pelo TÍTULO. Percebe-se perfeitamente que
o leitor abre o texto e se decepciona, o que acontece muito comigo, já que compulsivo, busco boas leituras.

Cabe ao próprio autor fazer uma classificação em seu texto para ver se ele pode ser publicado da forma como foi escrito, pois podemos escrever coisas que maltratam pessoas já que normalmente palavras maltratam mais do que a agressão física.


Recentemente vimos um texto mudar seu título três vezes, o mesmo se referia a  esposa do Vice - Presidente da República.


O texto teve os  seguites titulos  'As Fotos de .............. Nua"”,  a segunda vez tinha o título de "As Fotos de..............". Como o texto não tinha foto alguma, foi novamente  obrigado  a mudar o titulo, embora muito bem escrito , falava muito mais da mulher e suas vitórias, do que da pessoa que compunha o título.

Novamente o titulo  foi mudado passando a ser "A sensualidade de ..............". Apenas existe  um detalhe, que talvez  tenha caido  no esquecimento, segundo  o dicionário da Língua Portuguesa, sensualidade quer dizer prazer sexual, luxúria. Conforme se pode deduzir, o título  está completamente  dissonante  com o texto, que fala de grandes nomes de mulheres que se destacaram em áreas diversas. 


Uma grande dúvida me assola, porque em outro  site do mesmo autor, este mesmo artigo teve como título “A Gata  do Jaburu" (Residência Oficial do Vice-Presidente). Como se pode ver, um título altamente respeitoso. E a Revista Época publicou  artigo  semelhante  com o título "A Musa da República".


Outro texto sensacionalista é: ”Caiu Na Rede Video De Casal Fazendo Sexo Em Banheiro De Shoping”. Depois de breve relato do ato praticado, o autor encaminhava o leitor a assistir o filme no You Tube.


Recententemente se tem publicado  artigos sobre Masturbação Feminina ou Relação Íntima entre Mulheres,( nada contra), mas que talvez estivessem melhor classificados dentre os eróticos.

Em princípio o RL é um site de amadores que gostam de escrever e visa principalmente a parte literária, não esquecendo a ética o bom conviver com respeito aos participantes do Recanto e leitores em geral. Eu  gosto de passear pelo Recanto e sempre somo algo a minha pouca cultura, dai fazer  tal explanação.

Num mundo onde a enganação nos permeia, devemos cuidar para que se evite acontecer o mesmo em espaço literário, onde a seriedade deve nortear as produções. Pode ser considerada uma posição antipática esta minha por alguns,mas desonesta, jamais. Tomo-a para preservar e valorizar os autores de bons textos como alguns que leio aqui.



Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.
                                Mahatma Gandhi

                    
                           
 
Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 24/01/2011
Código do texto: T2748431
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.