DEUS SOMOS TODOS NÒS!

Deus é único e diverso, Deus é o Universo, é tudo o que existe e sempre existiu. Deus é o tempo, o espaço, o átomo, o sistema solar, é o inseto, a planta , o homem, o anjo e o demônio, tudo é uma coisa só; tudo é Deus, pois Deus é a única realidade!

Deus é o oceano, nós partículas dele! Daí Francisco de Assis saudar toda a Criação: Irmã Pedra, Irmão Sol, Irmãos Peixes, Irmãs Flores... Mas como explicar aquilo que parece não ser Deus! Como explicar as calamidades cotidianas, as catástrofes, os seres que se comprazem no mal, a existência da Lei de Destruição? É preciso um olhar mais amplo para percebermos o conjunto da obra e ver o Amor se manifestando eternamente, pois João Evangelista já definia o indefinível:”Deus é Amor”!

O Universo visível, palpável, mensurável é a parte de Deus que se materializou. A matéria, já sabemos, é energia condensada, matéria é energia! Deus se materializa em mundos –escolas e sob o impulso de leis perfeitas, a matéria evoluciona incessantemente, tal qual o aforismo:”Uma pedra evolui e se torna uma planta, a planta evolui e torna-se um animal, o animal evolui e torna-se um anjo, um anjo é um homem que possui imenso Amor e Sabedoria, um anjo evolui e torna-se um arcanjo que é Deus em ação! Na verdade existe um trecho dos Vedas que diz: “Deus quis ser muitos”! Somos partículas individualizadas de Deus, somos gotas conscientes de um Oceano imensurável! Mas enqüanto seres humanos, somos deuses esquecidos de nossa essência, trazemos infinito potencial, infinitos dons que vão aflorando na medida de nosso esforço evolutivo!

Deus se materializa e evoluciona, individualizando-se em espíritos!

No livro “A Grande Síntese” de Pietro Ubaldi, está esquematizada toda esta epopéia evolutiva, com a descrição detalhada do processo de evolução dos elementos químicos, dos diferentes tipos de energia e a evolução do homem até o “super-homem”! Pietro Ubaldi foi pioneiro na civilização ocidental á apresentar a tese do “Monismo”, o Universo Uno, a Grande Unidade!

O Mestre Ramatis na obra: “ O Evangelho à luz do Cosmos” elucida: “Em verdade, aquilo que para Deus se sucede no tempo simbólico de um segundo, para nós, suas criaturas, abrange um total de 4.320.000.000 de anos terrestres, qual seja o tempo decorrido de um “Manvantara” ou “Grande Plano”, que perfaz a simbólica “Respiração Divina”, em dois períodos, cada um de 2.160.000.000 de anos, e constitui a fase de condensação da matéria e a fase de transformação da matéria em espírito, passando sempre pela energia, para então existir só o Universo-Espírito”.

O Universo é constante movimento, progresso, ascensão! Nada se consome, nada se destrói, tudo se transforma! O Universo é metamorfose incessante, Deus somos todos nós! No evangelho Jesus afirma:”Eu e o Pai somos Um”. Sathya Sai Baba nos desafia: “A Sabedoria consiste em se dar conta de que você é Ele; aliás você é sempre Ele, não obstante não o saiba”. Jesus também nos desafia: “Vós sois Deuses, fareis o que eu faço e muito mais!”

Ao escrever este capítulo, sabemos o quanto é difícil aceitarmos esta afirmação: “Somos o próprio Deus”. Fomos por milênios educados e conduzidos a imaginar Deus distante, inacessível de nós, “eternos pecadores”. Fomos educados no princípio da separatividade, da dualidade: bem e mal, preto e branco, noite e dia, Criador e criatura! Não fomos estimulados à perceber o Todo, a Síntese, a Unidade! Unidade tão bem expressa no símbolo oriental Yin/Yang.

Aquilo a que damos o nome de mal é a parte da criação que ainda dorme na ignorância, na inconsciência de sua natureza Divina! O Arcanjo que hoje é criador de novos mundos, foi também em épocas remotas, empedernido espírito voltado ao mal; evoluiu em mundos que hoje já se dissolveram no Universo e são condutores de novas humanidades, como a nossa. Amanhã seremos também espíritos de altíssima evolução e estaremos conduzindo novas humanidades!

Deus é a Unidade que se compõe de três aspectos distintos, mas que são a mesma essência em etapas diferentes de evolução: Matéria – Energia – Espírito!

A matéria evolui lentamente passando por diversos aspectos, composições e funções; até que se sutiliza em energia nos elementos ditos radioativos, retornando a ser livre! A energia evolui lentamente pela eternidade, até se sutilizar em luz... luz que plasma o pensamento, luz pensante que é o espírito! Espírito é energia que pensa, sente, ama e evolui incessantemente. Mas poderá o espírito, por mais evoluído que seja, ter toda a sabedoria do Deus inteiro (Deus Pai)? Somente Deus é onisciente, onipotente, onipresente! Os antigos Druidas, já afirmavam que existe uma região do Universo, inacessível à qualquer espírito, por mais evoluído que seja, o Círculo de Ceugant, morada do Pai. Assim Deus é tudo e todos, mas é também além de todos! Deus transcende a Criação!

Viagem ao interior do Cosmos

As paisagens sucedem-se sugestivas...

O olhar contempla

As nuances e sutilezas.

A intuição ausculta

as alturas e as profundezas!

O tempo é a grande ilusão

para quem não vive o presente.

A velocidade é constante... inalterável...

se somos conduzidos

pela misteriosa voz interior!

Viajores solitários...

caminhos para o mesmo destino!

E é fabuloso perceber a Unidade

Em três distintas apresentações:

Matéria – Energia – Espírito...

e vivenciar todas as metamorfoses!

Iluminação

Renuncie à própria perfeição

e a encontrarás...

numa manhã de sol, numa estrada de ouro...

num porto, num ancoradouro!!!

Esqueça a costumeira pretensão

de seres infalível,

nem queiras ser para sempre

o centro das atenções.

Desprenda-se do que não é necessário,

teus tesouros ilusórios

impedem-te de valorizar a paz!

Descanse de tentar convencer,

de seres compreendido!

Desista de controlar o futuro,

de consertar o passado

e de fugir do presente!

Ande devagar...

contemplando o maravilhoso mundo “trivial”!

Perceba que a fonte de tudo

não se esgota em teu interior

e flui incessante

na torrente do vir a ser...

Renuncie na própria perfeição

E a encontrarás...

então em silêncio saberás...

que eu sou Deus,

que eu sou tu,

que eu sou todos nós!!!

Bernardo Maciel