Qual o papel da escola hoje no processo de ensino e aprendizado da Língua Portuguesa?

Sistema educacional tem estado defasado.

Muitos alunos tem sentido dificuldade no processo de aprendizado aplicado pela escola por inúmeros fatores.

O papel da escola no tocante a Língua Portuguesa é ampliar o conhecimento em todos os aspectos, na linguagem, na viação lingüística existente, mostrando a extensão que é esse assunto, mas sempre em parceria com a gramática.

A escola tem optado na sua forma de ensino a Gramática Normativa, mas o grande problema da escola é que não mostra aos alunos a existência da variação lingüística.

Muitos alunos do Ensino Médio não tem se preocupado com a ortografia, apresentam dificuldade na interpretação textual, não sabe o que é verbo, e por aí vai.

O papel da escola em relação a esses problemas é não ficar omissa, é mudar de atitude, criando situações para modificar esse sistema.

Como Vygotsky atribuiu ao papel do professor “como impulsionador do desenvolvimento das crianças”. É assim que a escola deve se posicionar.

José Saramago que foi serralheiro, mecânico, desenhista, funcionário publico, editor e tradutor. Ele exerceu todos esses papéis antes de se destacar como escritor contemporâneo, ele interrompeu os estudos ao concluir o Ensino Fundamental, depois retornou e se tornou esse grande escritor.

Concordo com Saramago quando ele numa entrevista a entrevista concedida à Nova Escola em 2003.

“- A escola deveria ensinar a ouvir. Cabe a escola ensinar o aluno a escrever corretamente e também explicar porque as regras gramaticais pela qual o aluno fica perdido e não de outra maneira”

As idéias de Saramago põem em questão o papel da escola no desenvolvimento da criatividade. Ele argumenta que a língua é uma ferramenta de comunicação e cabe à escola ensinar a usá-la. E isso que é importante.

Kendra Capuccinno
Enviado por Kendra Capuccinno em 26/02/2011
Código do texto: T2816960
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.