UMBANDA E CANDOMBLÉ

É possível se praticar Umbanda sem razão, mas não é possível sem emoção!
                                  
Ricardo Barreira


Umbanda


A Umbanda é uma religião criada dentro da cultura religiosa brasileira que junta vários elementos, inclusive do Catolicismo, do Espiritismo e das Religiões Afro-brasileiras. Como se pode verificar, a Umbanda nasceu de uma mistura de outras Religiões. Tendo em vista esta mistura, a Umbanda é uma religião que recebe a todos, sem discriminações.

Na verdade é uma verdadeira mistura de influências culturais. Indubitavelmente a maior influência é do Candomblé, apesar de ter nascido oficialmente há cerca de um século (registro oficial) sua base africana pode-se dizer, é milenar.

O registro oficial em cartório foi realizado por Pai Zélio Fernando de Moraes em 1908, de sua Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Piedade. Nesta época não se tocava atabaques, mas estes instrumentos oriundos do Candomblé foram incorporados à Umbanda e hoje é raro o terreiro que não usa o instrumento. Com certeza esta influência veio dos Pretos Velhos, que em vida foram escravos e  se manifestaram na Umbanda.

Os negros escravos trazidos da África eram adeptos do Candomblé, mesmo sendo de nações diferentes. Como não tem códigos específicos, cada templo é administrado de acordo com os fundamentos de seu guia ou patrono. Um outro exemplo é o da conexão com a religião católica. No passado nossos negros não podiam adorar os Orixás e adoravam Santos, mas no íntimo louvavam seus Orixás. A Umbanda por ser uma religião ainda nova, está em evolução e espera-se que continue uma religião eclética e sem preconceitos.


A principal finalidade da Umbanda é a Caridade através dos atendimentos realizados pelos mentores espirituais, que pela incorporação mediúnica de entidades mais evoluídas, vem ajudar a quem tenha necessidade e procuram ajuda.


Deus em sua benevolência e em sua força emana de si através dos orixás e dos guias (espíritos desencarnados) seu amor, auxiliando os homens em sua caminhada para a elevação espiritual e intelectual.


CANDOMBLÉ

O Candomblé é uma religião com vasta cultura e rica em preceitos. A origem do Candomblé se deu na cidade de Ife na África e foi trazida para o Brasil pelos negros Iorubas. Seus deuses são bem escolhidos pelos Orixás para cuidar deles e ajudá-los.Embora sejam considerados autoridades dentro da roça, não podem ser Mães de Santo, visto que sua função já foi determinada e não há como mudar.

Os orixás que são cultuados em nosso País são: EXU, IANSÃ,  IEMANJÁ,  LOGUM-EDÊ,  NANÃ,  OBÁ, OBALUAIÊ,  OGUM,  OLORIUM,  OMULU,  OSSAIM, OXALÁ, OXALUFÃ, OXÓSSI, OXUM, OXUMARÉ, XANGÕ.


O Pai ou a Mãe de Santo é a maior autoridade dentro do Candomblé. São escolhidos pelos próprios Orixás para que os cultuem na terra. Os Orixás induzem a isto, fazem com que as pessoas por eles escolhidas sejam naturalmente levadas à religião e assumam os cargos que lhe são destinadas. Uma pessoa não pode querer ser Mãe ou Pai de Santo, se não acontecer durante sua vida fatos que a levem a isto. São pessoas iluminadas pelos Orixás para que cumpram seu destino.


A seguir vem os Ogans que tocam os atabaques e ajudam o Pai de Santo nos fundamentos da casa; a Ya Bace, que toma conta da cozinha, isto é, de todas as comidas dos Santos; a Ya Efun dona do efun (penba) e que está responsável por pintar os Y aos (iniciantes que estão recolhidos para fazer um Orixá) e finalmente os filhos de Santos que são as pessoas que “rasparam o Santo”, ou seja, rasparam a cabeça por pedido de um Santo. Se a pessoa deve ou não raspar o santo, só pode ser sabido pelo Pai ou Mãe de Santo depois do Jogo de búzios.


O Candomblé é uma religião de vasta cultura e rica de preceitos. É necessário uma dedicação e anos de estudo para chegar a um conhecimento profundo da seita. 
   
"A memória guardará o que valer à pena.
A memória sabe de mim mais do que eu;
E ela não perde o que merece ser salvo."
Eduardo Galeano
 Para Mãe Beata e Noam
        
                        

Nota: O autor  não professa,  nem a Umbanda, nem o Candomblé . O texto  visa  apenas contextualizções gerais visando  o próximo  artigo.





Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 28/02/2011
Código do texto: T2819413
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