Ninguém percebe?

A paz não é algo fácil ou natural, para o ser humano. Na verdade, como seres em construção, em evolução, que somos, a discórdia, as desavenças, a guerra fazem parte da nossa história, desde sempre. Porém, a busca pela PAZ , essa sim permeia nossa alma, nossos mais nobres sentimentos. Mas, apesar de ser tão desejada, não é fácil conquistá-la, porque, em princípio, temos de obtê-la em nosso mais íntimo pensamento, nosso mais íntimo sentimento. Sendo assim, ela começa, antes de qualquer coisa, em nós mesmos.

Muitos são os motivos que motivam a falta da paz em cada ser humano e, de um modo geral, no mundo. A valorização exacerbada dos bens materiais, ou da fama, ou do reconhecimento profissional, ou de qualquer outra coisa menos importante, do que os valores ético-morais, nos leva a angustiantes e infinitas dores.

Quanto à sociedade e ao mundo, já é sabido que fome, desemprego, injustiça ou a falta da efetiva execução da justiça causam a violência. Além disso, interesses vis, como a venda de armamentos, o interesse na riqueza de algum país, a exploração humana, o desejo de poder deflagram novos conflitos, dia-a-dia.

Prolifera o ódio, enquanto o sofrimento é generalizado e banalizado. As diversas formas midiáticas de comunicação se encarregam de banalizar ainda mais a dor e repeti-la, diversas vezes, deixando-nos em transe. A alma humana, em larga escala, se deteriora diante da corrupção e do egoísmo, fazendo-se, deles, refém.

Para tudo isso há a lei de causa e efeito. Ninguém percebe? É tão claro, quanto o dia, que o retorno acontece multiplicadas vezes. Não é à toa que se diz que violência gera violência e que, ao contrário, o amor restaura a vida.

Felizmente ou infelizmente, a paz começa em cada um de nós, se estende e se multiplica à medida que for praticada, e modifica um mundo inteiro, quando é verdadeiramente desejada, quando o interesse de alguns não se sobrepõe ao bem estar de todos.