A Magia das Festas - Onde Foi Parar?

Dando prosseguimento ao artigo CARNAVAL ATUAL que postei esses dias aqui no RL, vim colocar algumas coisas que tenho observado de um modo geral em relação às nossas festas e datas comemorativas.

Há muito venho achando as festas sem graça, sem motivo, um tanto desanimadas. Normalmente atribuo essas coisas a mim mesmo, mas conversando com outras pessoas pude verificar que muitas estão sentindo as mesmas coisas que eu.

Quando era jovem, lembro-me bem, as festas vinham acompanhadas de uma certa magia, de algo diferente.

O Carnaval, por exemplo, era precedido pela confecção ou compra das fantasias, algo muito excitante. Não sabia se saía de homem-aranha, índio ou pirata. Mas a diversão era certa.

Na páscoa eu tinha que procurar os ovos. E eram ovos mesmo. Não eram bombons ou chocolates em barra. Eram ovos! Tudo tinha graça, era mágico. Hoje, o preço dos ovos de Páscoa já ultrapassou o limite do absurdo. Algo irreal. Tira a graça de qualquer um pagar pelos preços sugeridos.

A Semana Santa era época de respeito e resguardo. Independente de religião era um momento para meditar. Hoje, é praia, churrasco, etc.

O Natal, nem se fala. Para mim era uma festa contraditória. Ao mesmo tempo que adorava montar árvore, abrir presentes e ouvir as músicas natalinas, sentia certa angústia pelo fato do ano estar acabando. Era algo estranho. Hoje, nem isso sinto. Este ano quase não montei árvore. Foi de última hora. Aliás, estão caríssimas também. Presentes, a solução é amigo oculto de 20 reais. Depois vem a comilança que é feita em excesso pra sobrar para o dia seguinte. Dizem que rabanada quanto mais velha melhor. Sei lá! Gosto de qualquer jeito, sempre gostei. Ops... isso não mudou nadinha. Só mudou o fato de que não posso comer muito por causa do açucar e do colesterol...rsrsrs

Enfim, não sei se isso está acontecendo só comigo. Não sei se é porque já não sou mais criança. Gostaria de conversar sobre isso com crianças e perguntar o que sentem em relação a essas festas. Conversar com pessoas mais velhas também seria bom para saber se estão vivendo isso só agora ou se desde que deixaram de ser crianças também. Será que isso tudo é por causa da sociedade que estamos criando ou é um processo natural, função do nosso amadurecimento e pelo fato de começarmos a ver a vida de forma diferente?

O mundo, melhor, as pessoas, estão tão materialistas e objetivas que não sobra tempo para o "deixar acontecer". É a lei de querer tirar vantagem em tudo. A lei da economia. Não se pode perder tempo curtindo a família. Mesmo juntos, estão sempre separados. Um fica na internet, o outro no vídeo-game e o outro na TV.
Enquanto isso a vida vai passando e no fim restará apenas lamentar o tempo perdido. O tempo que nós estamos jogando fora.