CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Programação NeuroLinguística: O que é isso?

Possivelmente você já ouviu alguém falar sobre Programação Neurolinguística ou PNL, mas se ainda não entende do que se trata, vamos tentar de forma simples e eficaz, te colocar a par deste assunto que vem tomando corpo e se tornando muito difundido em todos os lugares desde a década de 70. Vamos nessa?
A PNL foi proposta em 1973 por Richard Bandler e John Grinder como um conjunto de modelos e princípios que descrevem a relação entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística - verbal e não verbal) e como a sua interação pode ser organizada (programação) para afetar a mente, o corpo e o comportamento do indivíduo.
O nome PNL traduz os três principais pontos que são estudados pela disciplina:
Neuro – central de processamento onde são recebidos os impulsos dos cinco sentidos;
Linguística – processo de comunicação verbal ou não verbal;
Programação – (ou re-programação) ensinar ao cérebro seguir novos caminhos e até remover falhas armazenadas anteriormente
Baseia-se no estudo de como estes fatores são processados neurologicamente e seus efeitos no nosso comportamento e sentimentos são exteriorizados. Corpo e mente são inseparáveis, daí a necessidade de uma programação estabelecida para que o que exteriorizamos (nosso comportamento) seja enquadrado num formato pré-estabelecido. Seu objetivo maior é tornar as pessoas capazes de conduzir e controlar a sua evolução passando a ser o verdadeiro condutor de suas reações e não apenas um passageiro e, como condutor, atuando na transformação da “realidade” em um “modelo de realidade” dando a estas pessoas a opção de escolher outro modelo ou proposta que diferem do modelo atual. Complicado? É você ter o controle de suas ações exteriorizadas como por exemplo “não sofrer por antecipação” (algo que é muito comum atualmente). Às vezes nos vemos debatendo assuntos de forma tão veemente e que sequer acontecem e, em muitos casos, pensamos sempre que o pior vai acontecer.
PNL não é tão somente repetir palavras de otimismo ou ficar pensando em coisas boas que a sua vida e o mundo vai se tornar um paraíso. É um trabalho árduo de mudança de atitude e comportamento em busca do seu “novo” modelo de vida através do uso de técnicas com o pleno conhecimento de que é possível alcançá-lo bastando que você saiba o que está procurando e descubra o que pode e deve ser feito para conseguir aquilo que deseja. Sua mente, seu corpo e sua linguagem verbal e não-verbal vão interagir para (re) programar uma percepção daquilo que está acontecendo (mundo real) em uma nova possibilidade atingível (mundo percebido) através de técnicas que transformam o estímulo recebido em um comportamento (pré) determinado.
A PNL pressupõe que as pessoas respondem ou reagem à sua experiência e não à realidade e que o fato de terem uma segunda (modelo de realidade) opção é muito melhor que não ter opção. É através desta modelagem de desempenhos bem sucedidos que se chega a excelência humana.
O otimismo pode afetar significativamente a sua qualidade de bem-estar e sucesso permitindo um re-enquadramento (reframing) àquela situação. A auto conversa de forma construtiva baseada na (re) programação elimina a possibilidade de desencadear emoções negativas, culpa ou remorso. Esta atitude conduz inevitavelmente à criação de um quadro predominante da mente, portanto as chances de sucesso são muito maiores. Costuma-se dizer que você pode até não mudar o mundo, mas vai interagir de forma diferente às situações que se apresentarem.
Bom, por enquanto é isso. (Re)programe-se para viver melhor e alcançar seus objetivos.
Natanael Filho
Enviado por Natanael Filho em 29/03/2011
Código do texto: T2876675

Comentários

Sobre o autor
Natanael Filho
São José dos Campos - São Paulo - Brasil, 49 anos
70 textos (8549 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/08/14 20:36)