A PORTA DO INFERNO
      


"Todas as nações têm os governos que merecem." 
                                     Joseph de Maistre


Durante os 100 primeiros dias de governo a Presidente teve uma aprovação de 70% junto ao povo brasileiro de todas as classes. No entanto,  parece-me que ela está entrando no limiar da Porta do Inferno, ou precisando ser exorcizada.

A Lua de mel que ela vivia parece que acabou e em seu lugar apareceram dificuldades que poderiam tornar uma séria crise. Tudo começa com uma gripe que progrediu para uma pneumonia dupla, que já estava fazendo surgir uma intensa boataria. No dia 21 último, ela deu entrada no Hospital das Forças Armadas em Brasília já sem o cateter que havia colocado no Hospital Sírio Libanês e foi submetida a uma Tomografia de controle, isto na mais absoluta reserva. Constatou-se que ela está curada da Pneumonia e não tem qualquer outra doença.

Mas porque fazer tal procedimento sem nenhum conhecimento da população? Foi então emitido um relatório sobre sua saúde que afirma que ela nada tem. Está sadia.
Em verdade ela botou e tirou um cateter e fez tomografia em segredo. Este é um problema pessoal, mas Presidente da República não tem vida particular.

Politicamente sua base de apoio rachou. A imprensa passou a cobrar tudo de forma insistente, inclusive os que até pouco tempo aplaudiam suas atitudes firmes e independentes. Em poucas semanas sofreu algumas derrotas : o PMDB e parte do PT traíram sua confiança e impingiram a ela uma derrota para os desmatadores na Câmara dos Deputados. 

A sua capitulação ante a bancada religiosa capitaneada pelo ex-governador Garotinho (Ficha Suja), no caso do Kit anti-homofobia, o grande vencedor nesta queda de braços foi o Tiranossauro Deputado Jair Bolsonaro (radical de direita), que foi o primeiro a falar contra o Kit.

A maior crise, no entanto, mãe de todas as outras, foi a da evolução patrimonial do Ministro Palocci considerada altamente suspeita. Na verdade ela se viu sem coordenação política, já que Palocci imobilizado por sua própria crise e o Ministro Luiz Sérgio não tem tarimba política para o cargo.

O Ministro Chefe da Casa Civil e o da Coordenação Política saem fragilizados desta crise que nunca poderia chegar onde chegou e a Presidente mostrou-se sem articulação na Câmara onde tudo ocorreu. Possivelmente alguns cargos fizessem a votação ser totalmente diferente, mas ganharam os destruidores da NATUREZA. Espero que a Presidente vete a maléfica Lei.

Para evitar o agravamento da rebelião e dos descontentamentos por liberação de verbas e cargos, a Presidente resolver pedir ajuda a seu antecessor. Lula acorreu imediatamente a Brasília e assumiu a coordenação política do Governo. O reaparecimento de Lula na articulação política atenuou a crise. O primeiro resultado desta intervenção branca foi a entrevista da Presidente defendendo seu Chefe da Casa Civil e a explicação do Ministro a seus colegas de Partido.Esta semana em entrevista ao  Jornal Nacional nada comprovou e a Presidente novamente chamou o ex presidente a Brasília possivelmente para discutir  o destino de Palocci.

No entanto a intromissão do ex-presidente tem sérios efeitos colaterais e a que mais se destaca é o enfraquecimento da imagem da Presidente fazendo ressurgir o que diziam seus adversários na campanha: que ela seria apenas um genérico de seu inventor sendo então denominada de “laranja”, pois ele continuaria a governar a distância. Agora se verifica que a partir deste acontecimento a distância inexiste.

Para recuperar o prestígio dos primeiros meses de governo é necessário que ela saia do limiar do Inferno e volte a galgar a Escada de Jacó. Esta é a esperança do autor e de todo povo brasileiro.Presidente olhe  para frente esqueça Lula e Sarney e faça aquilo que é devido sem interferências .

A frase abaixo resume bem o que é um governo:  

"O governo não é uma razão, também não é eloquência, é força. Opera como o fogo; é um servente perigoso e um amo temível; em nenhum momento se deve permitir que mãos irresponsáveis o controlem."
                                   George Washington


        




Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 06/06/2011
Reeditado em 06/06/2011
Código do texto: T3017087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.