SEGREDO PÚBLICO


"Três pessoas podem manter um segredo, se duas delas estiverem mortas“.
                                  
   Benjamin Franklin
 

Durante algum tempo assistimos o Wikileaks mostrar ao mundo, que não existe segredos e que era possível revelar documentos confidenciais e secretos vazados de governos e empresas.

Isto depois de atacarem servidores da CIA, FBI, Sony e de diversas tvs nos EUA, passaram a praticar os atentados por uma avalanche de acessos. Só em uma madrugada houve mais de dois bilhões de acessos, sendo 300 mil de uma só vez. Foram então postados dados pessoais da Presidente da República e do Prefeito Gilberto kassab de São Paulo em uma rede social com acesso a todos os integrantes da Internet.

Em verdade por mais que as autoridades procurem tranquilizar as pessoas, afirmando que não houve violação de dados e não existe perigo, a preocupação existe, pois é indiscutível a vulnerabilidade dos sistemas e segurança na Internet e a impossibilidade de se guardar segredos no plano pessoal e no institucional.

Vivemos em um mundo totalmente escancarado, menos pelo saudável desejo de transparência, mas pelo gosto de fuçar, de olhar pelo buraco da fechadura para espionar os segredos de outros. Os ataques a sites oficiais brasileiros dão o alerta para a luta entre Nações e Organizações Terroristas na Internet e revelam como estamos vulneráveis.

A ciberguerra já fez vítimas humanas, segundo se sabe foram ataques não planejados para fazer vítimas humanas, mas que acabaram de forma indireta matando em 2003, mais de 150 pessoas devido à queda de um avião em Madrid. A perícia não identificou nenhum problema técnico, porque os computadores estavam infectados por um vírus. Em 2009, o Irã e a Indonésia acusaram os EUA e Israel de terem sabotado seu programa nuclear atrasando as pesquisas em mais de um ano pelo vírus Stuxnet, que rachavam as centrífugas que atingiam 40% da velocidade impedindo seu funcionamento.

Enfim o que tem esta história toda de ataque cibernético com o sigilo eterno de documentos no Brasil? Os Senadores Fernando Collor e José Sarney, são principais defensores da idéia (a Presidente já foi contra, depois a favor, novamente contra e agora a favor). Esta decisão de ser a favor da liberação dos documentos deu-se depois da decisão, que lhe foi transmitida pelos Ministérios da Defesa e do Itamaraty. Somos a favor da liberação de  todos os documentos que se referem aos chamados  ANOS DE CHUMBO.
Será que nos tempos atuais existe possibilidade de segredo para sempre? Será que acham que um mau passo ou algo realizado nas sombras, pode ser escondido infinitamente?
 
Foi necessário mais de um século para se descobrir que o famoso auto-retrato de Van Gogh, o da orelha cortada, era de seu irmão e não do próprio. Demora mas se descobre, pois “mentira tem pernas curtas”.

“Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos”.
                                           
Sigmund Freud
       
- ANGELICA GOUVEA
R evela-se
U m novo tempo
Y es, em que a verdade

S ai da podridão da mentira
I sto para iluminar e apagar a ira,
L evantando a poeira que no poder
V ai sempre existir o desejo de ter
A ssim é a nossa dura realidade.

B rilhou a tua sabedoria
A lerta que nos faz pensar
R egistros para serem lidos
B uscando a fundo a verdade,
O nde se esconde e não
S abem que depois que passa o bonde
A mentira se mostra nos anos vividos
            







Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 05/07/2011
Reeditado em 07/07/2011
Código do texto: T3076232
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.